Política

Projeto prevê a criação do Banco de Materiais Ortopédicos em Caxias do Sul

A proposição do vereador Adriano Bressan busca oportunizar a população mais carente acesso aos equipamentos de saúde

Projeto prevê a criação do Banco de Materiais Ortopédicos em Caxias do Sul

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul inicia nas próximas semanas o debate sobre o projeto de lei que cria o Banco de Materiais Ortopédicos. A iniciativa é do vereador Adriano Bressan/PTB, que protocolou a matéria nesta quinta-feira (02/09). A proposição busca oportunizar a população mais carente acesso aos materiais e equipamentos ortopédicos e afins que, por algum motivo, estejam com dificuldades ligadas ao aparelho motor, pessoas com deficiência e idosas. A partir de agora, o projeto de lei tramitará pelas Comissões da Casa e seguirá ao plenário para apreciação dos parlamentares.

Atualmente os cidadãos caxienses que necessitam fazer o uso destes materiais, acabam tendo que comprar ou buscar ajuda junto a alguma entidade para terem acesso a estes equipamentos. Assim, com um local determinado para tal, os proprietários que não utilizam mais, poderão doar ao Município, que armazenará e cederá, de forma gratuita, a população que não dispõe de acesso aos mesmos, principalmente pelo alto custo de aquisição destes produtos.

Segundo o autor da proposta, a criação do Banco de Materiais Ortopédicos, possui um enorme apelo social, pois muitas pessoas não possuem condições de comprar uma cadeira de rodas, ou até mesmo uma muleta, e com isto, acabam afetando a sua recuperação, além de prejudicar a qualidade de vida, sua autonomia e seu bem-estar. “Enquanto representantes do povo, necessitamos propor ações e medidas que visem amenizar as dificuldades enfrentadas pela população, e com este Projeto, oportunizaremos o acesso a estes materiais e equipamentos indispensáveis para quem precisa”, destaca Bressan.

Considera-se como Material Ortopédico os seguintes produtos e equipamentos: cadeira de rodas, cadeira de banho, andadores, muletas, bengalas, colar cervical, tipoias, comadres, meias elásticas, botas ortopédicas, tornozeleiras, órteses, próteses, camas hospitalares, entre outros. Para o sucesso do Banco, após a implantação, é de fundamental importância a conscientização da população quanto à doação destes materiais.