Comportamento

SERENA: mulheres criam associação para ajudar crianças e adolescentes, em Garibaldi

 Entre as ações planejadas estão oficinas multidisciplinares no contraturno escolar 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (28) é o Dia Nacional do Voluntariado, data instituída por lei ainda em 1985 para reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, movidas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.

Mesmo em meio a tempo difíceis como o que vivemos hoje, por conta da pandemia, a vontade de fazer a diferença na vida do próximo impulsiona pessoas como a cabeleireira Cassia Rovane, de Garibaldi, a unir forças com outras mulheres da comunidade para fundar a Associação SERENA – Semear, Renovar e Nascer.

De acordo com Cássia, que está à frente da presidência da ONG, o objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, através de ações que contemplam, entre outras iniciativas, a criação de oficinas multidisciplinares no contraturno escolar, inicialmente na Escola Estadual Santa Mônica.

“A ideia surgiu em 2019, após uma linda experiência realizada na própria escola Santa Mônica, onde junto com alguns parceiros, desenvolvemos uma Oficina da Beleza. Inicialmente, a cada dois meses realizávamos hidratação e cortes de cabelo nas crianças. Logo após, tivemos a ideia de ensinar para as alunas do terceiro ano técnicas de penteados e maquiagem. No final do ano, conseguimos formar três meninas, sendo que uma delas atualmente trabalha num salão de beleza e outra tem o sonho de abrir o seu próprio negócio, também na área”, destaca Cassia.

Porém, para ampliar o projeto no educandário e, futuramente em outras escolas, havia a necessidade de fundar a associação. Desta forma, a cabeleireira contatou mulheres da comunidade, que assim como ela, tinham o desejo de somar na vida das pessoas e, em especial, das crianças. E assim, o sonho se multiplicou. Agora, a ideia é proporcionar mais opções multidisciplinares para os alunos, com oficinas em diversas áreas como teatro, gastronomia, costura entre outras atividades.

No dia 10 de agosto a Diretoria e Conselho da entidade se reuniu na sede da Associação de Pequenas e Médias empresas de Garibaldi aonde realizou sua primeira reunião oficial com a definição dos próximos passos, tendo em vista ajustes e necessidades que precisam ser supridas para que as atividades possam iniciar em 2022.

“O próximo passo que estamos trabalhando é em um levantamento de materiais necessários para reformar um espaço próximo ao prédio da escola, onde deverão funcionar as oficinas. Nas próximas semanas teremos o parecer de uma arquiteta e assim poderemos trabalhar em busca de parceiros para nos ajudar a concluir a obra”, explica a presidente da associação.

A ação conta com um time de mulheres que tem motivação de sobra pra fazer acontecer. Além de Cássia, a vice-presidente é Daniela Pastore Ravanello Forte; Secretária: Elenice Girondi Koff; Tesoureira: Diana Paula Berté; Conselho fiscal: Andionara Boaro, Letícia Benini, Juliana Flores Ozorio; Assistente Social: Aline Betin; Associados fundadores: Leni Souza Tressoldi, Rosane Zancanaro, Verenice Formentini Navia. A arte visual foi elaborada pelo Studio Elefante Comunicação.

Interessados em saber mais informações sobre a Serena, pode entrar em contato com o grupo através do Facebook e Instagram.