Comportamento

Ministério Público realiza ação do Agosto Lilás em Caxias do Sul

Atividades contam com a parceria da Polícia Civil, Prefeitura Caxias do Sul, UCS e a Clínica Conatus

Ministério Público realiza ação do Agosto Lilás em Caxias do Sul

O Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Gepevid, a Polícia Civil e a Prefeitura de Caxias do Sul, juntamente com a Universidade de Caxias do Sul e a Clínica Conatus promovem, na próxima segunda-feira, 30 de agosto, a ação Agosto Lilás, um programa de cuidado humanizado e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher. A atividade acontecerá das 10h30n às 16h30 na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Caxias do Sul (Rua Dr Montaury, nº 1357).

Serão oferecidos diversos serviços voltados às mulheres, como consulta, pelo MPRS, dos processos de violência doméstica instaurados na Instituição; registro de ocorrências, oitivas e encaminhamentos de polícia judiciária, pela Polícia Civil; atendimento psicológico pela Clínica Conatus, para alívio do sofrimento e minimização dos efeitos traumáticos da violência; orientação sobre recursos sociais e econômicos, pela Prefeitura de Caxias e informações referentes à pensão alimentícia, guarda dos filhos e divórcio, pelo Plantão Jurídico Cível (Saju) da UCS.

As mulheres terão a sua disposição esmaltação de unhas e maquiagem, testagens rápidas, pela Secretaria Municipal de Saúde, para diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis e encaminhamento para tratamentos alternativos de saúde e bem-estar como barras de Access, musicoterapia e reiki. Estarão presentes ao evento, pelo MPRS, as promotoras de Justiça Letícia Viterbo Ilges, de Caxias do Sul, e Carla Carrion Frós, coordenadora do Gepevid.

AGOSTO LILÁS

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual 4.969/2016. O objetivo é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais de enfrentamento à violência contra mulher, consolidar políticas públicas voltadas para vítimas de violência e propiciar atendimento humanizado à vítima direta e indireta de violência, além de evitar a revitimização em ambiente policial.