Comportamento

CDL de Farroupilha comemora 50 anos com reinauguração da Estação Férrea

CDL de Farroupilha comemora 50 anos com reinauguração da Estação Férrea

Na noite desta quinta-feira (26), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Farroupilha, inaugurou, de forma oficial, a revitalização da Estação Férrea da cidade, que fica no Largo Carlos Fetter. O evento marcou o começo das comemorações dos 50 anos da entidade, lembrados nesta sexta-feira (27).

A solenidade contou com a presença do presidente da CDL, Juliano Tofolo, da sua diretoria, do prefeito Fabiano Feltrin, seu vice, Jonas Tomazini, da secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araujo, além de antigos presidentes, representantes de outras entidades, autoridades e convidados.

As obras de restauro iniciaram em fevereiro de 2020 após estudos e projetos arquitetônicos. O investimento para a revitalização da Estação e seu entorno foi de cerca de R$ 1,2 milhão, sendo cerca de 50% por meio de captações federal, estadual e municipal, além de recursos da própria CDL Farroupilha.

A entidade venceu a licitação em 2017 para o projeto de restauro e ocupação do prédio. A concessão tem prazo de duas décadas, podendo ser prorrogada por mais 20 anos.

O presidente Tofolo comentou sobre a importância da Estação Férrea para a história de Farroupilha.

“Sem duvida é um monumento histórico e um patrimônio histórico da nossa cidade de Farroupilha. Aqui irá se desenvolver além das memórias e histórias contadas por diversas gerações, a história de nossa cidade, de nosso comércio e das pessoas de Farroupilha. Além disso, teremos um novo ponto turístico, com pessoas que virão para Farroupilha, consumir em nossa cidade e isso é muito importante também para nosso comércio”, disse.

Já o prefeito Feltrin ressaltou o resgate histórico da Estação desde a década de 1910. Ele comentou sobre o passado dos primeiros imigrantes que chegaram em Farroupilha de trem e lembrou que o caminho para que Farroupilha preserve a sua história passa por essa revitalização. Ele destacou a comunhão das empresas que patrocinaram o projeto junto à CDL com o apoio do poder público.

“Essas são as melhores práticas, as parcerias público/privadas. Precisamos pegar esses espaços públicos, patrimônios históricos que ficam abandonados e trazer isso para uma chamada pública fazendo com que a iniciativa privada explore esses lugares e a gente possa através disso fomentar o desenvolvimento econômico, a renda, trazer o turismo e sem esquecer a qualidade de vida das pessoas que aqui moram”.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, a secretária Beatriz Araujo destacou que através da Lei de Incentivo à Cultura foi possível fazer a revitalização possibilitando a preservação do passado e tendo um olhar para o futuro junto a comunidade.

“Quando falamos em Berço da Imigração Italiana, a gente pensa nos fazeres e nos saberes que vem com a imigração e que certamente estarão presentes nas atividades culturais que serão feitas aqui neste espaço gerido pela CDL”, disse.

O local passa a contar com o Estação Nova Vicenza Gastropub, inaugurado em julho, um memorial, uma biblioteca que conta a história da rede ferroviária Montenegro-Caxias, com informações sobre as outras estações que integravam a linha e a importância do trajeto para o desenvolvimento da região e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que vai funcionar de terça a sexta-feira, das 13h15 às 17h30, e aos sábados, das 8h30 às 11h45. Já o pub abre de terça a sábado, entre 09h e 23h.

As obras de restauro e ocupação levaram em conta todas as determinações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).