Na próxima quarta-feira (01), acontece em Bento Gonçalves o Dia D de doação de sangue. A ação, que ocorre na Unidade Zona Sul, no bairro Botafogo, das 8h até as 17h, é uma iniciativa para proporcionar à população a oportunidade de doar sangue sem precisar ir até Caxias do Sul. Além disso o evento busca fortalecer os estoques do banco de sangue que, por conta da pandemia, encontram-se em níveis abaixo do esperado.
A doação de sangue ocorre pela primeira vez na cidade e é uma parceria entre o Hospital Tacchini e a prefeitura municipal. A casa de saúde fornecerá os equipamentos, bem como as cadeiras. A gestão municipal fornecerá o espaço físico e equipe. A equipe do Hemocentro acompanhará todas as coletas.
Hoje a doação é realizada no Hemocentro em Caxias do Sul (Hemocs), e todos os sábados é oferecido transporte gratuito para os interessados em realizar a doação.
De acordo com a enfermeira do Centro Transfusional, Ana Paula Lemos, doar sangue é de extrema importância para ajudar outras pessoas que estão em tratamentos e precisam de transfusão.
“Atendemos diariamente o número elevado de pacientes com necessidades de transfusões. Lembramos que as transfusões hemocomponentes atendem desde pacientes em tratamento oncológico, pacientes cirúrgicos, pacientes em situações de emergência ou qualquer outra necessidade. Consideramos que cada doação pode ser válida até quatro vidas todos os processos que o sangue passa. Diante dessa situação de utilização diária e a necessidade de reposição dos estoques do Hemocentro, bem como a solicitação por parte da comunidade para que tivéssemos um dia de coleta, surgiu a parceria do Hospital Tacchini e da Prefeitura para a realização do Dia D, o dia da doação de sangue que acontecerá no dia primeiro de setembro, das oito às 17 horas, na UBS da Zona Sul, ao lado da UPA do Botafogo.”
Em virtude do evento, a Unidade de Saúde estará fechada para consultas no dia da doação.
As pessoas que forem até a UBS para doar, devem, primeiramente, realizar um agendamento prévio através do telefone (54) 3455-4151. E, no local, dvem levar documento com foto e estar dentro de todos os requisitos. Confira abaixo.
• Estar bem de saúde
• Pesar mais de 50 kg
• Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação
• Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação
• Não fumar por 2h antes à doação
• Ter idade entre 18 e 69 anos
• Não ter feito tatuagem ou colocado piercing ha, pelo menos, um ano.
• Pessoas que já receberam imunizante contra a Covid-19, podem fazer a doação, entretanto é necessário aguardar um período de 48 horas, caso tenha sido vacinado com Coronavac. Caso tenha recebido imunizante de outros fabricantes, o período de espera é de sete dias.