Trânsito

Coronel dos Bombeiros de Caxias do Sul pede consciência da população ao estacionar próximo dos quartéis

Foto: Especial Leouve / Grupo RSCOM
Foto: Especial Leouve / Grupo RSCOM

O 5º Batalhão Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, tem a sede localizada na Rua Vinte de Setembro, na região do bairro São Pelegrino. Ainda, têm mais três unidades, nos bairros Cruzeiro e Desvio Rizzo, e um quartel em atendimento específico ao aeroporto Hugo Cantergiani.

Neste pelotão do bairro Desvio Rizzo, na região está situada a Lagoa do Rizzo, constantemente, os bombeiros tem dificuldades de sair do local, por conta de veículos estacionados irregularmente nas redondezas. No último domingo (22) os próprios soldados divulgaram imagens de que não era possível retirar o caminhão, utilizado para combate a incêndios, devido aos carros. Inclusive, em duas ocorrências não puderam atender com agilidade por conta deste problema.

O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Julimar Fortes, destacou que não teve conhecimento, se nesse final de semana foi necessário acionara a fiscalização de trânsito, mas em outras datas a equipe teve a necessidade. A população, segundo ele, aos finais de semana, principalmente, se aglomera para o lazer em volta da lagoa e deixa os veículos em pontos irregulares. O Coronel solicita compreensão da população.

“Com relação aos deslocamentos dos nossos veículos de urgência e emergência principalmente os nossos caminhões de combate a incêndio nós pedimos que a comunidade tenha sensibilidade e o entendimento de que sempre que estamos em deslocamento para atendimento de uma ocorrência tem vidas e patrimônios em risco. Então aquelas pessoas que não estão nesta condição precisam entender de que a prioridade é necessária e que todos os cuidados devem levar a a devem se traduzir em ações que possam facilitar esses deslocamentos e melhorar o nosso tempo resposta nos nossos atendimentos. Por vezes minutos determinam o salvamento de uma vida e todos nós temos que ter a consciência de que quando não estamos numa condição de emergência, precisamos dar prioridade pro deslocamento desses veículos.”

Estrutura atual

Coronel Fortes destaca que para as dimensões de Caxias do Sul e a quantidade da população atendida, acima de 500 mil habitantes, a estrutura no momento “está de bom para ótimo”. Mas, na visão dele é necessário estar em constante evolução e o quartel segue em processo de melhorias.

Quartel da Zona Norte

O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul tem um módulo desativado na Zona Norte, questionado sobre este ponto e uma possível reabertura, o comandante da corporação destacou que não há uma solução a curto prazo. Para a abertura, segundo Fortes, é necessário cerca de R$3 milhões de investimentos, para a reforma do prédio, na compra de um caminhão e mais 12 a 15 novos agentes dos bombeiros. Portanto, a solução é a longo prazo, definiu o comandante.