A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) vem passando por um período delicado com suas finanças. O prefeito do município Adiló Didomenico comentou sobre como está a relação do executivo com a autarquia.
Durante a reunião-almoço da CIC Caxias nesta segunda-feira (23) houve uma palestra sobre “O protagonismo do plástico na economia circular” apresentada pelo consultor da Eco-Circular Projetos Regenerativos, Marcos Iorio. O prefeito esteve presente no evento que salientava a importância do processo de reciclagem.
Na oportunidade questionamos Adiló sobre as iniciativas do poder público para cooperar com a Codeca. O gestor municipal explicou como tem sido o diálogo com a companhia.
“Nós temos dado para eles a preferência de todas as obras para dar faturamento ao setor de obras que é um setor que vem deficitário. Em segundo lugar a gente está exigindo deles um plano de recuperação montado junto com os sindicatos, por quê eu não tenho como investir dinheiro do contribuinte se eu não tenho segurança que ela realmente está fazendo a lição de casa, enxugar seus custos, reduzir. Hoje ela gasta 80% do seu faturamento em folha de pagamento. Nenhuma empresa sobrevive neste ramo com esse percentual”, falou.
Para o prefeito, já é possível notar que algumas ações têm sido tomadas para mudar o quadro da empresa, “Eles estão fazendo rodadas de conversa com os sindicatos e estão avançando bem. Também interna, fazendo a lição de casa, readequando alguns custos, disse.
O gestor informou inclusive que nesta segunda-feira (23) a tarde se reúne com a Codeca e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) visando a renovação de contratos com a autarquia com um período um pouco maior para dar mais estabilidade financeira para a empresa.
No último dia 16 de agosto foi prestada uma homenagem aos idealizadores da implantação da coleta seletiva no município pelos seus 30 anos.
Leia mais:
CIC Caxias debate economia circular e os desafios da cadeia do plástico
Idealizadores da coleta seletiva são homenageados pela Codeca em Caxias do Sul
Funcionários da Codeca param em protesto por corte de 40% no valor na insalubridade em Caxias do Sul