Cidades

I Fórum dos Prefeitos da Amesne reúne gestores municipais de toda Serra Gaúcha

Conforme o presidente da Amesne, Fabiano Feltrin, a principal preocupação é com os orçamentos municipais neste período de pandemia, e a retomada da economia e eventos na região

Crédito: Fábio Carnesella
Crédito: Fábio Carnesella

Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) realizou na sexta-feira, dia 20, e na manhã deste sábado, dia 21, o I Fórum dos Prefeitos. O evento ocorreu no Sky Samuara Hotel, em Caxias do Sul, e contou com a participação de 36 comandantes de executivos. A abertura foi realizada pelo Senador Luiz Carlos Heinze, e após a refeição, o presidente da Amesne, Fabiano Feltrin, fez uma pequena apresentação musical como cover de Elvis Presley.

Já na manhã deste sábado, dia 21, foi realizada uma programação com diversos painelistas, representando entidades regionais. A programação iniciou com a apresentação de representantes da Universidade de Caxias do Sul, que falaram sobre o Hospital Geral, destacando as estruturas montadas para o enfrentamento à Covid-19, a ampliação do número de leitos, obras em execução, captação de recursos, além de ações previstas à casa de saúde.

O cronograma seguiu com a participação do CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha), representado pelo seu Diretor Executivo, Rudimar Caberlon. Em sua fala, destacou o trabalho realizado para auxiliar os municípios na obtenção de economias a partir da compra coletiva de materiais e serviços.

Em seguida, Marijane Paese, membro do Comitê Técnico da Amesne, falou sobre os trabalhos realizados nos últimos meses no combate à pandemia, as mudanças de protocolos, e as perspectivas para o futuro. Durante o encontro, também foi discutido sobre possíveis flexibilizações nos protocolos regionais para áreas específicas.

O encerramento da programação ocorreu com a apresentação do advogado Gladimir Chiele, membro do Comitê Técnico e do setor jurídico da Amesne, que trouxe à discussão sobre a Corsan, sobre a legalidade e o uso de recursos por parte dos municípios, além de aspectos jurídicos importantes para as cidades.

Conforme o presidente da Amesne, Fabiano Feltrin, a principal preocupação é com os orçamentos municipais neste período de pandemia, além do desafio dos gestores fecharem os investimentos mínimos previstos em lei com educação, já que as aulas foram realizadas online, e assim ocorreu a redução de gastos nesse período. Outro ponto ressaltado foi a realização de protocolos unificados para a retomado gradual da economia e eventos.

Encontro com Primeiras-Damas

Em paralelo ao ciclo de palestras aos prefeitos da Amesne, ocorreu também uma programação especial para as mulheres. A organização foi liderada pela Primeira-Dama de Farroupilha, Ariane Laura dos Santos Feltrin, pela Primeira-Dama de Caxias do Sul, Jussara Canali, e pela vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris. O grupo acompanhou a palestra de Claudia Luciano, que ministrou a apresentação “Reconexão Feminina”, reforçando a importância do cuidado mental, psicológico e físicos consigo mesmas para o bom desenvolvimento pessoal e coletivo.