Caxias do Sul

Caxias do Sul recebe concertos comunitários Zaffari

(Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
(Foto: Nilton Santolin/Divulgação)

Um dos espetáculos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, os Concertos Comunitários levam música de concerto de forma gratuita às comunidades gaúchas. Patrocinado pelo Grupo Zaffari desde 1987, a iniciativa está focada na visão de que a arte dos grandes mestres da música de concerto e popular têm um grande apelo sobre as pessoas.

O maestro Frederico Gerling Jr. imprimiu entusiasmo, amor e alegria aos espetáculos; aspectos que até hoje norteiam as apresentações. Desde 2014, a regência e a direção artística dos concertos são conduzidas pelo maestro Evandro Matté. A série apresenta espetáculos aos mais diferenciados públicos. Alguns deles são temáticos e contam também com solistas nacionais e internacionais.

O concerto contará com a participação da Orquestra Theatro São Pedro, dos solistas Paola Bess (soprano), Carlittos Magallanes (bandoneon) e Dunia Elias (piano) e a regência do maestro Evandro Matté. A apresentação será feita por Tânia Carvalho. Clássicos do repertório lírico e da música do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla fazem parte do programa, neste ano em que é celebrado o centenário do nascimento do artista. O espetáculo está marcado para o dia 21 de agosto, às 18h, na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul.

Conforme o Maestro Evandro Matté é motivo de muita alegria poder retornar ao município, após uma pausa em função da pandemia.

“É um prazer enorme para nós da Orquestra São Pedro, estamos novamente realizando concerto em Caxias do Sul, realizando concerto comunitário Zaffari retomando pós essa parada da pandemia e nós temos um programa muito especial para esse sábado”, fala.

FICHA TÉCNICA

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

EVANDRO MATTÉ | Maestro

Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na Universidade de Passo Fundo e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e Estados Unidos. Foi o fundador do projeto social Vida com Arte, que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019, foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França pela insígnia de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres.

PAOLA BESS | Soprano

Aos 18 anos iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós, em Porto Alegre, sob orientação do Tenor Decápolis de Andrade. Estreou como soprano solista com a OSPA em concerto lírico de Rigoletto e La Traviata. Os principais papéis de seu repertório são Hanna, em Merry Widow; Micaela e Carmen, em Carmen; Mimi e Musetta, em La Bohéme; Liu, em Turandot; Manon, em Manon Lescaut; e Violetta, em La Traviata. Aperfeiçoou-se com grandes nomes do cenário de concerto, tais como Carlo Colombara, Raffaella Ambrosino, Miguel Patron Marchand, Luis Sigal, Decápolis de Andrade, Gisa Volkmann, Carlos Rodrigues, Carla Maffioletti, Alessandro Sangiorgi e Flávio Leite. Tem se apresentando com a Orquestra Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra da Universidade de Caxias do Sul, OSPA, entre outras.

CARLITTOS MAGALLANES | Bandoneon

Músico, compositor, intérprete, arranjador e produtor cultural do Rio Grande do Sul, Carlittos Magallanes é uruguaio, radicado há mais de 40 anos no Brasil. Como bandoneonista e intérprete, já́ participou de uma centena de concertos populares de tango junto às maiores orquestras gaúchas, entre elas a OSPA. Como instrumentista, participou de gravações com grandes nomes da música do Estado, sendo vencedor do Troféu Vitória, na categoria Música do Ano. Participou como músico em shows de artistas como Fito Paes, Paula Fernandes, Hique Gomes, Roberto Pinheiro, Maurício Marques, entre outros. É diretor do grupo musical Tangos Shows, gravou quatro CD’s de tango em parceria de seu saudoso amigo Carlos Garofali e, em 2017, recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil.

DÚNIA ELIAS| Piano

Pianista e compositora, atua tanto na música de concerto como na música popular, especialmente na música instrumental brasileira. Suas apresentações incluem música de câmara, música popular, trabalhos como atriz-pianista (Brecht-Weill), solos com orquestra, trilhas para cinema mudo, e suas próprias composições. Dentre os prêmios recebidos, figuram o de primeiro lugar na categoria Trio no I Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (SP), Melhor Música Instrumental do XI Musicanto Latino-Americano para sua composição “O Choro do Bugio”, Prêmio Plauto Cruz no Concurso de Choro de Porto Alegre (com “Choro Pampeano”), e 2º lugar no 13º Festival de Música de Porto Alegre (com “Candombe no Bomfim”). É pianista do espetáculo “TãnTãngo”, de Hique Gomez. Desde 2007, toca no Tango Show com o bandoneonista uruguaio Carlitos Magallanes, tendo a honra de ter sido indicada pelo grande pianista e arranjador Carlos Garofali.