A Companhia Rio Grandense de Saneamento, a Corsan, através do engenheiro Marcelino Blacene Sella, esteve presente na Câmara de Vereadores de Farroupilha nesta semana explanando aos vereadores sobre as estratégias da companhia para amenizar os impactos da escassez de água que vem ocorrendo na região.
A vinda do departamento de Obras da Corsan se deu através de um requerimento de autoria dos vereadores da bancada do PDT, onde os parlamentares buscam mais informações quanto ao projeto de transposição da Represa São Miguel à Barragem do Buratti, localizada no 2º Distrito de Farroupilha.
O sistema de transposição direciona um novo fluxo da água de rios, açudes e poços para a represa central, culminando em mais opções de captação em períodos de seca. A medida já foi realizada nas regiões gaúchas do Pampa, Planalto, Centro e Sul.
Segundo Sella, através da transposição da São Miguel ao Burati possibilitaria a garantia do serviço entre os meses de maio e novembro com o bombeamento de 200 litros por segundo. Atualmente o projeto segue na fase de estudos com uma previsão orçamentária para execução de R$ 15 milhões.
Para 2021 a Corsan optou em fortalecer o serviço de saneamento em Farroupilha com a implantação de novos reservatórios, instalados em pontos estratégicos da cidade, bem como em novas adutoras para os respectivos abastecimentos.