Ao contrário do que aconteceu em 2008, quando das convenções partidárias emergiram apenas dois candidatos e o pleito se transformou quase num plebiscito, as convenções deste ano, cujo prazo findou no último sábado, 30, apontaram cinco candidatos a Prefeito. Os nomes e fotos e Juarez Piva (PDT), Guilherme Pasin (PP), Roberto Lunelli (PT), Adroaldo Dal Mass(Dem) e Elmar Cainelli (PSC) deverão constar na urna eletrônica.
Os vices – As convenções ratificaram um quadro que já se desenhava e as tentativas de coligações de última hora se mostraram fracassadas. Então a curiosidade ficou por conta da confirmação do nome dos candidatos a vice-prefeito. E aqui se pode dizer que ó uma surpresa ocorreu: o mais antigo vereador em exercício na cidade, Mario Gabardo, que já havia anunciado a intenção e não buscar a reeleição para o legislativo, foi apontado pelo PMDB para ser vice de Guilherme Pasin (PP).
Depois de ter encerrado a convenção sem anunciar o nome de seu vice, o DEM só confirmou a escolha na tarde deste domingo. Trata-se de Orildes Lotice, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) e filiada ao PSDB. O PDT confirmou a tendência da chapa pura e o presidente do diretório municipal, Evandro Speranza será o vice de Piva. Já o prefeito Roberto Lunelli tentará a reeleição, reeditando a coligação com o PPS e com seu atual vice-prefeito Gentil Santalúcia. O vice de Elmar Cainelli (PSC) é Édipo Silveira.