Polícia

Pelo nono mês consecutivo, o RS apresentou queda nos índices de homicídios em julho

Autor do disparo é desconhecido (Foto: Ilustração)
Autor do disparo é desconhecido (Foto: Ilustração)

No principal crime contra a vida, o Estado chegou ao nono mês consecutivo de queda. Em julho, o número de vítimas de assassinatos caiu de 140, em 2020, para 123, neste ano, uma retração de 12,1% e o menor total desde 2006. Frente ao pico da série histórica, em 2016, quando o sétimo mês do calendário teve 247 óbitos, o total atual representa uma diminuição de 50,2%.

A redução de homicídios em julho é resultado direto da intervenção das forças de segurança a partir da metodologia de monitoramento da GESeg implantada pelo RS Seguro. Até a metade do mês, os dados apontavam uma alta em relação ao mesmo período no ano passado. Com base no acompanhamento e na estratégia de foco territorial, BM e PC deflagraram no dia 14 de julho a Operação Forças Integradas, que ampliou as ações preventivas, repressivas e investigativas do efetivo policial em bairros de Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim, Porto Alegre e pontos da Região Metropolitana.

O esforço concentrado teve participação de quatro Batalhões de Polícia de Choque (1º BPChq – Porto Alegre, 2º BPChq – Passo Fundo, 3º BPChq – Santa Maria e 4º BPChq – Caxias do Sul), mais o efetivo recém capacitado do 6° BP Chq em formação em Uruguaiana, de forças táticas das regiões alvo, de alunos-soldados da BM, e de equipes volantes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil. A ofensiva, que até o último domingo já havia realizado mais de 200 prisões e a apreensão de mais de 300 quilos de drogas, conseguiu frear disputas entre grupos criminosos e reverter a curva de mortes, fechando o mês de julho com o número de homicídios mais uma vez em queda.

Com o resultado de julho, o número de homicídios no acumulado desde janeiro também fechou em baixa no RS. A soma de vítimas no período passou de 1.123, em 2020, para 924 neste ano, uma queda de 17,7% e o menor total desde 2006. Frente ao pico, com 1.821 pessoas assinadas entre o primeiro e o sétimo mês de 2017, a redução chega a 49,3%.

A queda nos assassinatos também reflete o foco territorial do RS Seguro. Uma mostra é o ranking das 10 maiores reduções no acumulado do ano, com sete posições ocupadas por municípios que integram o grupo de 23 cidades priorizadas pelo programa no eixo de combate à criminalidade. O maior destaque é o município de Alvorada, que comparado a igual período de 2020, tem redução de 38%. Farroupilha ficou em 4º lugar com redução de 9 homicídios.