Cidades

21 cidades da Serra Gaúcha não registraram mortes por Covid-19 no mês de julho

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

No mês de julho, 216 municípios do Rio Grande do Sul não registraram mortes por Covid-19. O levantamento foi feito pelo G1 em parceria com dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais.

No mesmo período, 1.750 cidades brasileiras não tiveram notificações de mortes, o que equivale a um percentual de 30%. Quando comparado com os dois estados com maior número de municípios do país, Minas Gerais e São Paulo, o Rio Grande do Sul apresenta o percentual mais alto de cidades sem mortes pela doença, 43%.
De acordo com o epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, os dados estão ligados diretamente ao avanço da vacinação no estado. “É uma ótima notícia. Sinal de que a vacinação está funcionando, especialmente no RS, um dos estados que sempre esteve nas primeiras colocações do ranking da vacinação”, disse.

Segundo o levantamento, a maior parte dos municípios sem mortes têm menos de 10 mil habitantes. São 1.250 nessa faixa populacional (71% do total). Os dados mostram que 63% dos municípios registram queda na média diária de mortes por Covid-19 em julho quando comparado ao mês anterior. É o maior percentual desde o início da pandemia.

Dados do governo do RS da manhã da última terça-feira (10), mostraram que 57% da população vacinável já foi imunizada com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O percentual de pessoas com o esquema vacinal completo é de 28,6%.

As cidades da Serra Gaúcha que não apresentaram nenhuma morte por Covid-19 no último mês foram: Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Casca, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Montaury, Monte Belo do Sul, Nova Alvorada, Nova Bréscia, Nova Roma do Sul, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio do Palma, São Jorge, São Pedro da Serra, São Valentin do Sul e São Vendelino.