O Rio Grande do Sul receberá mais um investimento bilionário que irá gerar 7 mil empregos. Trata-se do novo projeto da empresa CMPC Celulose Riograndense. Chamado de BioCMPC, serão 530 milhões de dólares (em torno de R$ 2,75 bilhões) para modernização da fábrica em Guaíba.
O anúncio ocorreu durante reunião com o governador Eduardo Leite nesta sexta-feira (6) e foi celebrado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum. “Estamos trabalhando para isso, para fomentar a economia gaúcha, desburocratizando para atrair potenciais investidores. É mais uma empresa parceira que está nos ajudando a desenvolver ainda mais nossa economia”, enfatizou o secretário Brum.
A empresa CMPC, que tem sua sede no Chile, investiu entre 2013 e 2016, R$ 5 bilhões quando adquiriu e duplicou a unidade da produção de celulose em Guaíba para 2 milhões de toneladas anuais. Agora, busca aumentar a capacidade de produção em mais 350 mil toneladas por ano.
O investimento quer reduzir o custo de produção e consolidar a fábrica gaúcha como uma das mais eficientes do mundo. A obra será iniciada em setembro, com previsão de ser finalizada em 26 meses.