Agro Rural

Projeto de Lei que institui a Rota do Mel dos Campos de Cima da Serra deve ser aprovado pela ALRS

mel
Foto: OlgaKok / Shutterstock.com/ Reprodução

Reunida em ambiente virtual nesta quarta-feira (4), a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa aprovou o parecer favorável do deputado Ruy Irigaray (PSL) ao projeto de lei (PL) 282/2020, que institui a “Rota do Mel dos Campos de Cima da Serra”. A proposição é de iniciativa do deputado Zé Nunes (PT), presidente do Colegiado.

A região é integrada pelas cidades de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.

A produção do mel está associada as espécies nativas da região, devido a preservação do meio ambiente que favorece a qualidade do produto. No Campos de Cima da Serra é produzido vários tipos de mel com qualidade reconhecida no mercado nacional e internacional. É na região que é produzido o mel de melato da Bracatinga, um mel escuro, diferenciado, de alta qualidade.

Também se produz o mel branco, de cor clara e de sabor diferenciado. Além de outros tipos de mel de florada silvestre, campestre ou de espécies agrícolas cultivadas. A apicultura migratória também está presente na região.

O local conta com organizações de apicultores como a Associação Cambaraense de Apicultores (ACAPI) e a Associação dos Apicultores dos Campos de Cima da Serra (APICAMPOS). Na região, realiza-se eventos de apicultura, todos os anos.  O objetivo é construir a Rota do Mel dos Campos de Cima da Serra, que vai reunir municípios com o projeto de desenvolvimento territorial.

Da mesma forma, está em processo de debate a Identidade Geográfica (IG) para a produção do mel da região que constrói a sua economia e a sua identidade tendo a apicultura como setor importante. Também tem como meta potencializar e ampliar a produção de mel associado ao turismo e a gastronomia para gerar postos de trabalho e desenvolvimento.

Na próxima reunião ordinária da Comissão o parecer ao PL 282/2020 volta para votação conclusiva.

Confira a proposta do Deputado Zé Nunes.