Na última segunda-feira (02), a Administração Pública realizou o ato de entrega das obras do subsolo da Fundação Casa das Artes. Os trabalhos tiverem início no segundo semestre de 2020, com a finalidade de realizar melhorias da infraestrutura cultural já oferecida pela instituição. O espaço conta com camarins e sala multiuso, além do acréscimo de elevadores que tornaram o local acessível às pessoas com necessidades físicas. A área total da obra é de 379,60 m².
Com abertura da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, o evento contou com a presença dos secretários Municipais, patrocinadores e os vereadores Davi Da Rold, Edson Biasi e Sidnei da Silva.
Os espaços compõem o Complexo Cultural formado pela Rua Coberta, Museu do Imigrante, Praça Ismar Scussel e Fundação Casa das Artes, fomentando a execução de atividades artísticas, culturais e de lazer para toda a comunidade.
O secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, revelou o sentimento de ver a obra finalizada. “É um sentimento de muita gratidão. É a oportunidade que a gente tem de poder estar contribuindo com a cultura de Bento Gonçalves. […] Foi um desafio concluir esse prédio. Isso tem um simbolismo gigante porque é a conclusão de um sonho que foi pensado há mais de 30 anos, e que, com certeza, vai continuar trazendo frutos para muitas gerações e, principalmente, vai qualificar o desenvolvimento da arte e da cultura em nosso município”, disse.
Também presente no evento, a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, afirmou que, inicialmente, o governo do estado recriou a Secretaria de Estado da Cultura. Segundo ela, a Lei de Incentivo à Cultura foi facilitada tanto para quem a patrocina, quanto para as pessoas que fazem uso do sistema. A secretária adiantou ainda sobre os futuros projetos do governo. “Temos um planejamento até o final do mandato que certamente vai impactar a cultura do Rio Grande do Sul muito positivamente, uma vez que, em termos de investimento, é o maior feito por todos os governos até aqui”, revelou.
As obras, realizadas através do projeto Repensar para Crescer, foram financiadas através da Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Pró Cultura. A realização é da Fundação Casa das Artes e da Prefeitura de Bento Gonçalves, além dos patrocinadores. O valor total do projeto é de R$ 387.765,91.