Negócios e Mercado

Sabor de retomada: como restaurantes empresariais se adaptaram para enfrentar a pandemia

Crédito: Guilherme Kannenberg
Crédito: Guilherme Kannenberg

Uma boa refeição alimenta a alma. Se a comida tem este poder sobre as pessoas ela também exerce a mesma mágica sobre o trabalho. A nutrição no ambiente laboral fala sobre satisfação, rendimento, o compartilhar de um momento com os demais colegas e a proximidade. Será que para manter a segurança de todos visto o momento que estamos é necessário eliminar a pausa da refeição ou até mesmo o local onde ela acontece?

Fome de negócios: adaptação é o ingrediente não tão secreto. A receita clássica da Express Restaurantes Empresariais une três coisas: sabor, atendimento e relacionamento. Assim como a gastronomia que possui versatilidade, ousadia e uma pitada generosa de amor e cuidado, a Express conseguiu e tem obtido êxito ao atravessar a pandemia.

No início de 2020, houve reduções no número de empresas atendidas, tanto por paralisações quanto pela redução da jornada de trabalho concedida pelo Governo. Entretanto, ainda no final do mesmo ano, o portfólio de clientes cresceu. Embora uma parte do mercado tenha aderido permanentemente ao home office, foi percebido um grande movimento de retorno às atividades presenciais da maioria das empresas, seja 100% ou em rodízio, o que gerou retomada e fechamento de novos contratos para a abertura de unidades da Express. E isto foi possível graças a medidas que a marca adotou.

O dia a dia do serviço e do atendimento foi, logicamente, afetado por haver várias formas de contato entre as pessoas, e medidas básicas de cuidado foram adotadas a partir da segunda quinzena de março de 2020. Entre as mudanças aplicadas estava o distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel. Ainda outras ações foram feitas conforme o decreto do Governo de cada região em que a marca atua e com regulamentos internos das empresas.

Em suma, todos os restaurantes da marca tiveram seu horário de serviços das refeições estendido, como forma de reduzir o número de pessoas no local. Além disso, a área entre as mesas foi espaçada e o número de cadeiras em cada uma delas diminuído. Alguns clientes adotaram critérios especiais, como acoplar divisória nas mesas ou orientar funcionários a sentar em cores de cadeira diferentes em cada turno. Ainda houve uma disponibilização de equipe para realizar higienização de mesas e cadeiras na troca de escalas, dispenser de álcool em gel nas entradas e saídas dos restaurantes, luvas para usar ao se servir e, em algumas unidades, os nossos colaboradores serviam os pratos.

Claro que, com as mudanças feitas, o clima que ocorre naturalmente no momento da refeição foi afetado. Ao notar este comportamento, a marca iniciou um trabalho diário para levar a melhor experiência possível para os negócios e seu pessoal, e assim não perder a essência desse momento de prazer, confraternização e descontração. O momento do cafezinho pós-almoço com os colegas precisou ser ressignificado.

É sabido que, uma vez que a pandemia deixou a população mais isolada e caseira, um abalo geral instaurou-se na rotina das pessoas, e os problemas de saúde oriundos da alimentação evidenciaram-se. A Express, antes mesmo do advento da COVID-19, sempre teve esta preocupação, de proporcionar uma alimentação balanceada e igualmente saborosa. Os cardápios são elaborados por nutricionistas e estão dentro dos padrões do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), para levar às empresas refeições que impactam diretamente na saúde, nutrição e produtividade.

Seja qual for a época ou por maior que seja o desafio, tira-se a lição: a receita do sucesso está em atender bem, com comida saborosa e evidenciar o que há de mais valioso – as pessoas.