Comportamento

Serra Gaúcha recebe mais de 26 mil vacinas para aplicação da primeira e segunda dose

As doses desta remessa deverão ser aplicadas, conforme definição de gestores municipais e estaduais de saúde

Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação
Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação

Foram entregues por via aérea, o transporte do novo lote de vacinas. Contou com o apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que disponibilizou a aeronave da Brigada Militar (avião King Air) e o helicóptero da Polícia Civil. Parte das doses foram enviadas para Palmeira das Missões, onde foram entregues os imunizantes da 15ª e 2ª CRSs. Para Santo Ângelo, foram as doses da 12ª, 9ª, 14ª e 17ª CRSs. No final do roteiro aéreo, Bagé recebe as vacinas para os municípios da 7ª CRS. O helicóptero da Polícia Civil levou para Santa Maria as doses da 4ª CRS, na Região Central do Estado.

A carga da 5ª CRS (Caxias do Sul) que atende a Serra Gaúcha totaliza 26.014 doses. 4.626 doses da Pfizer e 9.200 da Coronavac para aplicação da primeira dose;  2.750 doses da Pfizer e 9.438 da Coronavac para segunda dose.

A partir das 13h30, as coordenadorias iniciaram a retirada dos seus lotes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Foram buscar as doses as seguintes CRSs: 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 10ª (Alegrete), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Carros do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) levaram para Caxias do Sul para 5º CRS e para Passo Fundo a carga das 6ª CRS (Passo Fundo) e 11ª CRS (Erechim).

Público-alvo

As doses desta remessa deverão ser aplicadas, conforme definição de gestores municipais e estaduais de saúde em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em gestantes e puérperas que receberam apenas uma dose da vacina AstraZeneca e ainda não completaram o esquema vacinal, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, ampliar a faixa etária da população em geral e aplicar a D2 em quem atingiu o período para o reforço.

As doses para D1 fazem parte do lote que chegou ao Estado entre terça (27) e quarta-feira (28), composto, ainda, de vacinas da AstraZeneca. Os imunizantes não distribuídos nesta semana ficarão reservados em Porto Alegre, para garantir a segunda aplicação no momento oportuno da população que receber a primeira neste momento.

As doses para D2 que estão sendo distribuídas nesta quinta-feira (29) já estavam reservadas na Ceadi desde um recebimento anterior e devem ser aplicadas em quem atingiu o período ideal de reforço de cada imunizante.