Com a aproximação da massa de ar polar e a previsão de temperaturas abaixo de zero para os próximos dias desta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves, junto da Defesa Civil, criou uma iniciativa para auxiliar pessoas em situação de rua da cidade, bem como para famílias em vulnerabilidade social. O projeto prevê a distribuição de cobertores e comidas quentes à noite, bem como a abertura da casa de passagem para pernoites.
Conforme o prefeito Diogo Siqueira, a medida, criada em uma reunião na última segunda-feira, utilizará os cobertores e agasalhos arrecadados nas campanhas que ocorrem durante os drive-thru de vacinação, bem como em outros eventos.
“Fizemos uma ação ontem, um planejamento rápido, a gente precisa enfrentar o frio, nós precisamos enfrentar essa onda que chega agora e logicamente a maior preocupação são com as crianças, os idosos e com os moradores de rua também. Então o que nós estamos fazendo? estamos abrindo a nossa casa de passagem, temos vagas pra 25 pessoas poderem dormir lá, ao mesmo ao mesmo tempo, buscamos cobertores e vamos entregar ao longo dessa semana pra essas pessoas, pra famílias com vulnerabilidade também, com todo o trabalho que foi feito de arrecadação junto a vacinação, com os a primeira dama, com toda a assistência social envolvida também, com toda a sociedade de Bento Gonçalves que contribuiu de uma forma ou de outra.” Afirmou o gestor.
Seguindo sua fala, ele destaca que “essa semana é entregarmos roupas, e fazer a busca ativa dessas pessoas que estão na rua para conseguirmos colocar no local adequado e também, muito importante, vamos fazer comidas quentes a noite pra essas pessoas que vão precisar mais que qualquer outro. Então, é uma série de medidas que vamos fazer durante a semana e esperamos que consigamos enfrentar, com uma qualidade, esse grande frio que está chegando.”
As pessoas que quiserem contribuir e fazer doações para essa iniciativa da Defesa Civil e da Prefeitura podem procurar os Centros de Referências da Assistência Social, ou ainda durante os drive-thru de vacinação contra covid-19.