Política

Na Câmara, representante da RGE responde sobre insatisfação de consumidores

Vereadores cobraram morosidade na resposta a reclamações e indicam necessidade de um canal de comunicação mais eficiente por parte da empresa

Na Câmara, representante da RGE responde sobre insatisfação de consumidores

Durante uma hora e meia, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves nesta segunda-feira, 26, a representante da RGE, Laise Grzebieluckas, respondeu ao questionamento dos vereadores acerca da atuação da empresa na cidade .

O Convite partiu do vereador Ari Peliciolli que, com outros agentes públicos, esteve em reunião com moradores do interior na quinta-feira, 22. A queixa generalizada diz respeito às localidades de Linha Nepomuceno, Linha Ferri, Demari, São Luiz, entre outras, todas nos distritos de São Valentim e Tuiuty, onde as instalações seriam antigas (transformadores instalado em 1978), acarretando a chegada de luz fraca nas residências. Outra queixa é quanto à demora em restabelecer energia quando um galho de árvore derruba fios e sobre as próprias podas de árvores.

Na presença dos vereadores e de moradores das localidades mencionadas, a funcionária da RGE relatou os limites legais de atuação da empresa e justificou que as podas podem ser feitas pela empresa numa extensão de 7,5 metros para cada lado da rede elétrica quando houver risco ou quando os galhos estiverem encostando nos fios. Mas ela reforçou a disposição da empresa em empreender mutirões com os moradores para o corte de árvores e galhos. Neste sentido referiu que no ano passado realizou podas numa extensão de 127 quilômetros e em 2021 já foram 43 quilômetros.

Ante a queixa de que não é justificável que só este ano o número de reclamações dos consumidores da RGE junto ao Procon seja quase de 400, Laise explicou que a queda de galhos na rede responde por quase 70% dos cortes de energia. Quanto à instalação de rede trifásica em localidades do interior respondeu que há uma burocracia a ser respeitada e que há necessidade de contrapartida dos consumidores. O vereador Agostinho Petrolli, lembrou que existe um projeto antigo que precisa ser resgatado. O mesmo vereador, para coro de demais colegas, enfatizou a necessidade de a empresa melhorar seus canais de comunicação com a comunidade. “Eu mesmo sempre fui bem atendido por vocês, mas é preciso que os clientes tenham esta mesma facilidade de comunicação”, incentivou.

Restou ainda da presença da funcionária na Câmara, a promessa de encaminhar documento listando os investimentos que a empresa tem e está projetando para Bento Gonçalves este ano. A titulo de ilustração, disse que a empresa já substituiu 76% dos postes de madeira pelos de concreto no município.