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Comércio da Serra Gaúcha vive otimismo para o Dia dos Pais e segundo semestre

Foto: Alessandro Manzoni, divulgação
Foto: Alessandro Manzoni, divulgação

Depois de um ano em que as vendas das datas comemorativas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019. A perspectiva para a data segue o desempenho recente da retomada das vendas dos segmentos do varejo mais afetados com a crise, sobretudo calçados e vestuário, que acontece diante do retorno gradual da circulação ao passo que a vacinação avança e as restrições diminuem, com suporte do crédito e da retomada do mercado de trabalho formal.

Roupas, calçados e acessórios, os itens que tipicamente são mais procurados para presentear nas datas comemorativas, devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Além de roupas e acessórios, com destaque para artigos esportivos e para o frio, também devem movimentar as vendas itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Farroupilha, Juliano Tofolo, diz que a expectativa é de aumento em torno de 4% a 6%.

“Estimamos um aumento de 4% a 6% em relação a 2019, já que não podemos comparar com 2020, que muitos ficaram fechados. Esse crescimento vem por conta da vacinação e do auxílio emergencial, que vai fomentar o movimento do comércio. Alguns setores se destacam mais no comércio e os restaurantes, mas é uma data importante e vamos trabalhar para estimular os filhos presentearam os pais comprando no comércio local”, salienta Tofolo.

Já o presidente do Sindilojas Regional Bento Gonçalves, Daniel Amadio, acredita que o rumo das vendas também deve se manter no digital.

“A pandemia trouxe a presença online como uma constante crescente para quem vende. Então a necessidade de se trabalhar muito essa ferramenta também não esquecer de que com baixo orçamento das famílias há a necessidade de se adaptar ao salário. A prestação então precisa ser elaborado condições de pagamento conforme o perfil do cliente e com isso tudo a gente consegue potencializar as vendas”, fala.

No entanto, embora se espere um bom desempenho das vendas, um avanço maior do consumo encontra barreiras em um consumidor que, embora com confiança em recuperação, ainda segue cauteloso, sobretudo as famílias com renda menor que sentem a forte pressão da inflação sobre o orçamento e dependem de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho como um todo.

O segundo semestre
Se o cenário nacional apresenta contornos de otimismo, em Bento Gonçalves, por exemplo, a situação segue a mesma tônica. Segundo dados divulgados pelo poder público municipal, houve registro de alta na abertura de novas empresas no primeiro semestre de 2021 – em comparação com o mesmo período do ano passado. No setor do comércio, foram 120 estabelecimentos, frente 114 em 2020. Já no comércio e serviços, o crescimento foi ainda maior: 153 nesse ano contra 58 no primeiro semestre do ano anterior. Os dados referem-se às inscrições municipais.

Para a economista Maria Carolina Gullo, a aposta do município no turismo, que engloba o enoturismo e a gastronomia, também tem reflexo para o cenário bento-gonçalvense. “O setor deve ser incrementado na medida da aceleração do processo de vacinação da população. As pessoas estão ávidas por fazer turismo, além disso, vem aí a Zona Franca do Vinho, que naturalmente será um novo atrativo para o turismo local e regional. Portanto, o futuro próximo é bem promissor para a área de turismo e merece atenção para novos investimentos que possibilitem completar a matriz econômica de comércio e serviços que tem aderência ao tema”, indica.

A perspectiva encontra respaldo, ainda, na representatividade de entidades que centralizam interesses de classe para potencializar avanços em prol do setor. “Entendemos a necessidade imediata de recuperação do setor no segundo semestre de 2021, afinal, fomos um dos mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia. Precisamos de constante qualificação no atendimento, renovação do mix de produtos e condições para que o comércio de Bento Gonçalves seja cada vez mais fortalecido”, enfatiza o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Dicas digitais
A pandemia demonstrou que os empresários precisam estar atentos às novidades na área de marketing e e-commerce – reforçando, também, o quanto a capacidade de se reinventar e se adaptar a situações adversas devem ser enaltecidas. Por isso, alguns caminhos importantes para o varejo impulsionar as vendas e aproveitar melhor a retomada dos negócios no segundo semestre, especialmente na área tecnológica, devem ser encarados com seriedade, como:

– Digitalização do negócio: vai muito além de ter um e-commerce. Esse é um passo importante, mas é possível fazer mais. O uso de tecnologia pode acelerar as vendas em um mundo digital que gera mais oportunidades de relacionamento com os consumidores;

– Adoção de uma cultura digital: é preciso ter uma mentalidade digital, metodologias ágeis e ações baseadas em dados para obter melhores resultados e impulsionar a inovação do negócio;

– Ser omnichannel (multicanais): os consumidores não conhecem fronteiras entre online e off-line, pois, para eles, o que importa é a marca do varejo. Por isso, existem muitas razões para ser omnichannel, e todas elas levam a um melhor atendimento ao cliente, mais vendas e a fidelização dos consumidores.