Porto Alegre

Saiba como estão funcionando os serviços de secretaria e órgãos que estavam no prédio da SSP do RS

(Foto: Divulgação)
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Após o incêndio que atingiu o prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na capital, na noite da quarta-feira (14), o governo do Estado está mobilizado para garantir todos os serviços prestados pelas forças de segurança.

(Foto: Divulgação)

Apenas os setores administrativos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) funcionavam no local, além dos serviços de emergência 190 da Brigada Militar, 193 dos Bombeiros e 197 da Polícia Civil.

A seguir, veja como está o funcionamento dos serviços.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Telefones de emergência 190, 193 e 197

Ligações para acionar a Brigada Militar podem ser feitas para o 190, assim como também para o 193, do Corpo de Bombeiros Militar; e o 197, para a Polícia Civil. O serviço está funcionando normalmente para todas as vinculadas.

Após o incêndio, o Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, responsável pela gestão de atendimento aos telefones de emergência das vinculadas e despachos de viaturas, foi mobilizado em caráter provisório para as dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Disque-denúncia 181

O serviço de telefone Disque-Denúncia 181 está temporariamente inoperante, mas a SSP já está estudando uma alternativa para redirecionar os atendimentos para outra central.

O canal Denúncia Digital 181, no site da SSP (https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital), segue operando normalmente. É possível encaminhar dados e informações sobre fatos criminosos acontecidos ou a acontecer, sobre pessoas envolvidas em delitos, desaparecidas e ou foragidas, assim como alertar sobre descumprimentos das regras de prevenção à Covid-19. Você não precisa se identificar e seus dados de navegação não serão gravados.

Câmeras de monitoramento

As câmeras de cerceamento eletrônico e todas as de videomonitoramento do município de Porto Alegre seguem operando normalmente. Apenas 80 câmeras do Estado estão temporariamente inoperantes, mas ainda nesta quinta-feira (15/7) terão sua transmissão restaurada a partir de caminhões da Brigada com tecnologia de monitoramento por imagens.

DETRAN

Serviços de habilitação e veículos

Estão acontecendo normalmente os serviços como aulas, exames médicos e psicológicos; exames práticos e teóricos; registro de veículos (emplacamentos, transferências); depósitos (remoções e liberações de veículos); e comercialização em desmanches.

Devido ao alto grau de virtualização dos serviços da autarquia, os credenciados do Detran operam normalmente, não havendo prejuízo ao cidadão.

Ouvidoria e Disque-Detran

O atendimento ao cidadão também está operante. A Ouvidoria (denúncias e reclamações) e o Disque-Detran funcionam normalmente.

Chat do Detran

O chat de atendimento virtual via site (https://www.detran.rs.gov.br/inicial) voltará a funcionar já na manhã de sexta-feira (16/7).

Tudo Fácil

O atendimento presencial no Tudo Fácil, zona sul e zona norte da capital, volta a operar na segunda-feira (19/7).

Canal Fale Conosco

O canal Fale Conosco está temporariamente inoperante.

Prazos de processos do Detran

O incêndio ocasionou a perda de aproximadamente 95 mil processos com recursos, defesas de multas e apresentação de condutores. Todos os prazos estão suspensos até nova comunicação oficial do Detran.

Sobre esses processos, o Detran realizará consulta na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para que não haja prejuízo ao cidadão.

Junta Médica Especial de Porto Alegre

A Junta Médica Especial de Porto Alegre, que vinha sendo realizada no prédio, passará a ser realizada em Centros de Formação de Condutores a partir de segunda-feira (19/7).

SUSEPE

Monitoramento eletrônico, penitenciários e Infopen

Todos os serviços da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estão funcionando normalmente, inclusive o monitoramento eletrônico, as penitenciárias e o Infopen (Informações Penitenciárias), disponível no site http://www.susepe.rs.gov.br. Alguns servidores foram realocados e outros estão em teletrabalho.

IGP

Perícias

Nenhum servidor do IGP foi ferido e todas as perdas foram apenas materiais. No prédio, não havia laudos, que hoje são todos eletrônicos. Dessa forma, não haverá prejuízo para as perícias e nem mesmo para as provas periciais, que não eram armazenadas no local.

Atendimento por telefone

O telefone (51) 3288-5150 está temporariamente suspenso em razão do incêndio. Casos de extrema urgência para carteira de identidade podem ser atendidos pelo telefone (51) 3223-6122.

Departamento de Identificação do IGP

O Departamento de Identificação do IGP em Porto Alegre está funcionando apenas pelo telefone (51) 3223-6122.

Carteiras de identidade

O agendamento para carteiras de identidade pode ser feito pelo site do IGP (www.igp.rs.gov.br) ou, em casos extremamente urgentes, pelo telefone (51) 3223-6122.