Polícia

Delegado Regional e comandante da BM afirmam que índices de crimes estão sob controle na Serra Gaúcha

(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)
(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)

A alta no número de mortes violentas registrada nos oito primeiros dias deste mês de julho na Serra Gaúcha motivou a realização de uma operação integrada entre as forças policiais na tarde desta quarta-feira (14), na Praça Dante Alighieri em Caxias do Sul.

Polícia Civil e Brigada Militar agem em conjunto na operação que ocorre simultaneamente em diferentes cidades do estado. Em Caxias, PMs do 12º BPM, 4°BPChq, cavalaria, canil e Batalhão Aéreo atuam com o objetivo de reduzir a escalada da violência apresentada no início deste mês

De acordo com o Comandante Regional e Coronel da BM Alexandre Brite, mesmo com a leve alta nos indicadores de homicídios a situação está sob controle. “A secretaria de segurança pública resolveu desencadear essa operação com o objetivo reduzir o número de crimes para que esse mês encerre com o indicador devidamente controlado”, ressalta.

Para o comandante a alta nos números de mortes na região tem a ver com o conflito das facções criminosas que não se concentra mais apenas em Caxias e se espalhou pela região. “Estamos fazendo um trabalho de políciamento ostensivo e investigação junto com a Polícia Civil com esse foco de combater esse fracionamento que é do criminoso que se ele vê que um lugar não está bom ele vai migrar para outro local”, afirma.

Já o delegado Regional da Polícia Civil Cleber Lima lembrou que além do trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil também há a preocupação de integrar a Susepe na operação, uma vez que muitos dos crimes praticados aqui fora são reflexos de decisões tomadas por apenados que estão dentro das casas prisionais. “Estamos com o monitoramento em cima desses apenados e estamos trabalhando para identificar os autores destes crimes. Para nós da Polícia Civil pouco importa quem efetuou a prisão, o importante é que o indivíduo seja algemado e levado para o sistema prisonal”, garante.

Jackson Cardoso – CRPO/Serra

Confira a entrevista completa do Coronel e do Delegado: