A Ballardin Malhas completou 52 anos no mês de junho comemorando o aquecimento nas vendas, que deve superar a marca de 50% neste inverno em relação ao ano passado. A previsão inicial, que era de um incremento de 30% no período mais frio do ano, já foi superada, tendo como fatores principais a queda nas temperaturas e no controle da pandemia da Covid-19. Também chama a atenção o aumento de mais de 20% no número de revendedores cadastrados no primeiro semestre deste ano na comparação com todo o ano de 2020.
A empresa familiar tem fábrica e loja em Caxias do Sul, unidade em Farroupilha e conta com cerca de 12 mil revendedores no país. Até o mês de junho, mais de 1,6 mil novas lojas e Microempreendedores Individuais (MEIs) parceiros foram cadastrados para a venda de peças de forma consignada. Somente neste semestre, foram contratados 25 funcionários, chegando a número total de 55 colaboradores, entre as vagas fixas e temporárias abertas em função da sazonalidade da produção para o período.
Adriele Daniel, diretora de Marketing da Ballardin Malhas, credita o ótimo desempenho ao retorno das atividades econômicas em maior velocidade nos últimos meses. Ela acrescenta que o inverno rigoroso, que representa cerca de 90% do total comercializado no ano, também contribuiu para que a meta de crescimento fosse superada.
“Nunca trabalhamos com um estoque tão baixo, o que significa que, mesmo com um planejamento bastante otimista, acabamos sendo surpreendidos positivamente com o aumento da demanda. Mesmo com a alta no custo de produção, especialmente do fio, que teve um reajuste de praticamente 100%, conseguimos atender a esse consumidor que estava sedento por novidades e que, pouco a pouco, retoma a vida social, renova as peças de inverno e faz a roda da economia girar”, destaca a diretora.
Adriele faz parte da terceira geração da família à frente da marca, com as irmãs Michele e Franciele Daniel, e dos pais, Iraci Ballardin Daniel e Valcir Daniel. A diretora de Marketing menciona o sucesso do e-commerce que, em menos de um ano, já responde por 10% do faturamento da marca.
“A pandemia acabou antecipando essa tendência e passamos a atender o consumidor final também por esse canal. Mesmo assim, a maioria dos revendedores possuem loja física ou são MEIs e a retomada das atividades do comércio acabaram contribuindo para a superação nos números que projetamos ainda no outono”, reforça.
A Ballardin Malhas foi fundada em 1969 pelos patriarcas Edith Zanette e Jaime Ballardin, num dos cômodos da residência do casal. Muito mais do que um negócio, a empresa ajudou a dar suporte às filhas Iraci e Patrícia Ballardin. A empresa iniciou a operação com apenas duas máquinas de tecer manuais e foi registrada em 1971.
Números
● Média de 200 atendimentos por dia para pré-avaliação de revenda
● 1,8 mil peças são enviadas por dia para revenda durante o inverno
● 1.609 revendedores cadastrados até junho deste ano
● Mais de 12 mil revendedores no país
● Projeção de 2 mil novos cadastros registrados até o final do ano
● 60% do mercado da Ballardin são em cidades gaúchas
● Em 2020, a empresa fechou o ano com crescimento de 65% nas vendas em relação a 2019
● Atualmente são 55 colaboradores, entre fixos e temporários. Vinte e cinco empregos foram criados só neste semestre