Custo de Vida

Caxias do Sul lidera ranking gaúcho de aplicação de impostos em qualidade de vida

Foto: Mateus Argenta / Divulgação
Foto: Mateus Argenta / Divulgação

A Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, acaba de lançar estudo que mede o retorno dos impostos em qualidade de vida para os 100 maiores municípios brasileiros. Entre as cidades do estado do Rio Grande do Sul, a campeã é Caxias do Sul, com a nota 62,7 em uma escala de 0 a 100. Em seguida, surgem Porto Alegre, com 60,4, e Santa Maria, com 57,3.

Denominado Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), o estudo utiliza como fonte de regresso dos impostos o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), calculado pela Macroplan para as 100 maiores cidades brasileiras. Já como custos, leva-se em consideração a receita de arrecadação do município (incluindo repasses) em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal, calculados pelo Ipeadata e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ranking das cidades do estado do Rio Grande do Sul no IRTM conta com apenas seis municípios. No antepenúltimo lugar, portanto, está Gravataí, com a nota 54,2; na penúltima, está Canoas, com 53,8; e, na última, surge Pelotas, com 51,8.

Segundo José Guilherme Sabino, sócio-fundador da Assertif, a decisão de lançar este estudo veio para celebrar os 20 anos da consultoria. “Quisemos entregar para os pagadores de tributos no País mais um instrumento para analisar a aplicação dos recursos arrecadados”, explica. “Os cidadãos assim poderão ter um critério adicional para cobrar seus representantes”, complementa.

Para Bertrand Douet, também sócio-fundador da Assertif, os gestores públicos brasileiros precisam ganhar fôlego na administração e na aplicação inteligente de recursos. “Do mesmo modo, os cidadãos precisam se conscientizar sobre essa questão e, assim, saber cobrar as autoridades”, conclui.

Confira o ranking completo dos municípios gaúchos no IRTM.

  • Caxias do Sul: 62,7

  • Porto Alegre: 60,4

  • Santa Maria: 57,3

  • Gravataí: 54,2

  • Canoas: 53,8

  • Pelotas:  51,8