Bento Gonçalves

Serra Gaúcha registra seis homicídios em seis dias

A execução que abriu a semana de mortes na Região da Serra foi às 11h30min no bairro Municipal em Bento Gonçalves
Foto: Dayan Santarosa/Grupo RSCOM
A execução que abriu a semana de mortes na Região da Serra foi às 11h30min no bairro Municipal em Bento Gonçalves Foto: Dayan Santarosa/Grupo RSCOM

Acerto de contas do tráfico de drogas, vinganças por desavenças e um assalto resultaram em seis mortes em seis dias na Serra Gaúcha. O caso mais recente foi no começo da noite de sábado (3) em Caxias do Sul quando um jovem de 21 anos foi morto a tiros no meio da rua no bairro Portal da Maestra. O crime ocorreu na Rua José Altamiro de Oliveira Paim, próximo ao número 879. A Brigada Militar foi acionada por volta das 19h30min, para averiguar um tiroteio em via pública. Ainda não se sabe a motivação deste e dos demais crimes, mas os antecedentes de algumas vítimas e circunstâncias apontam as principais linhas de investigação policial.

Carlos Barbosa, desavenças e tráfico de drogas

A pacata Carlos Barbosa foi abalada com os dois únicos casos de homicídios registrados em 2021 com poucas horas de diferença entre ambos. O primeiro caso foi às 15h de sexta-feira (2) quando três pessoas foram alvejadas a tiros. Um deles, identificado como Muriel Nascimento da Silva, 17 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O crime ocorreu em uma lavagem de carros no bairro Vila Nova e a motivação seria um acerto de contas devido a uma briga de bar.

Já no sábado (3) às 17h10min a Brigada Militar foi acionada por disparos no bairro Triângulo. A vítima alvejada com vários tiros foi identificado como Rodrigo Alessandro dos Santos, 40 anos. Um outro homem que estava no local identificado como Cristiano da Silva Vieira, 33 anos, também ficou ferido, mas resistiu aos ferimentos e foi encaminhado para o Pronto Socorro.

Conforme o delegado plantonista Marcelo Ferrugem, as duas vítimas têm antecedentes por tráfico e já haviam procurado a delegacia para registrar que estariam sendo ameaçados por integrantes de uma facção que domina o tráfico em Carlos Barbosa. Três suspeitos foram presos pela BM na localidade de Garibaldina, em Garibaldi, mas as armas precisam ser periciadas para comprovar a autoria dos disparos.

Bento Gonçalves, execuções do tráfico

Com poucas horas de diferença e uma curta distância geográfica entre os crimes duas mortes ocorreram na segunda-feira 29 de julho. A execução que abriu a semana de mortes na Região da Serra foi às 11h30min no bairro Municipal em Bento Gonçalves. Wesley Gustavo de Oliveira Dias, 17 anos, seguia pela rua Nunciante Antinolfi quando dois homens começaram a persegui-lo a pé. Ele tentou fugir por um beco das escadarias do bairro, mas foi atingido com vários tiros e tombou. Dias havia cumprido medida restritiva de liberdade recentemente por tentar arremessar drogas para dentro do presídio de Caxias do Sul.

Poucos quilômetros dali, já no Vale dos Vinhedos, por volta das 21h, a Brigada Militar de Bento Gonçalves foi informada, por meio do telefone de emergência, sobre ocorrência de encontro de cadáver ocorrido no pátio de uma vinícola. A vítima foi identificada como Roberto Ramos da Silva Júnior, 40 anos. Ele tinha antecedentes por tráfico de drogas e foi atingido com dois tiros.

Farroupilha, assalto em residência

Morreu na manhã de sábado (3) Stefano Marchese, 51 anos, em Farroupilha no Hospital São Carlos onde ele estava internado desde a noite de domingo 27 de junho quando foi baleado durante um assalto na residência dele na Linha Muller. Ele, que era italiano e casado com uma brasileira, teve a casa invadida por dois homens. A mãe de Marchese, de 82 anos, foi empurrada por um dos criminosos e ao intervir ele acabou sendo baleado no abdômen. Após seis dias internado ele não resistiu ao ferimento.