Agro Rural

Resultados de políticas públicas de Guaporé são apresentados na Serra

(Foto:Emater/Divulgação)
(Foto:Emater/Divulgação)

Na tarde de quinta-feira (01), o engenheiro agrônomo Antônio César Perin, que atua no escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Guaporé, esteve no auditório da Secretaria da Agricultura, em Caxias do Sul, onde expôs as políticas públicas do município de Guaporé para secretários da Agricultura da região. O encontro, que proporcionou a troca de experiências e auxiliará os municípios na construção de políticas públicas na região, contou com a participação dos secretários municipais da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, de Farroupilha, Fernando Silvestrin, de São Marcos, Glaucio Brochetto, de Flores da Cunha, Fabiane Veadrigo, e equipes técnicas.

Perin destacou que no município as instituições trabalham de forma integrada, dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Comderg), e que o município perenizou as políticas públicas, integrando as federais, estaduais e municipais. Com isso, consegue otimizar as políticas públicas existentes e fazer com que elas atinjam os seus objetivos.

Ele relatou desde os desafios enfrentados até como foi o processo de planejamento municipal, com a criação, há 10 anos, do Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural de Guaporé, que busca contribuir para a sucessão familiar e a fixação das pessoas no meio rural. Para Perin, investimento em agricultura não é despesa, pois ajuda o município a melhorar a receita. Prova disso é que a agropecuária, que era responsável por 8% da receita pública de Guaporé, em 10 anos passou para 25% da receita. “E a meta é chegar a 40%”, reforça.

Perin apresentou as leis e incentivos vigentes no município, citando a reestruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os programas de troca-troca de sementes forrageiras de inverno e de incentivo ao jovem empreendedor rural, e os incentivos para custeio de serviços de máquinas, terraplanagem, agroindústrias e acesso às propriedades, entre outros. Além do aumento da receita pública, as ações possibilitaram a melhoria da qualidade de vida, a reversão do êxodo rural, a maior integração entre as entidades e o reconhecimento do setor, fazendo com que hoje as principais demandas do meio rural estejam relacionadas à infraestrutura.

A realização deste encontro e as discussões geradas motivaram a continuidade dessa troca de experiências, que deverá acontecer novamente, com a apresentação das políticas públicas dos municípios do grupo.