Jogadores fãs de League of Legends, Free Fire e FIFA podem ajustar os controles e preparar as equipes virtuais para competir na 2ª edição do ‘E-Sports Bento’. Estreante em 2020, o evento idealizado pela ExpoBento está confirmado para o mês de outubro desse ano – e se alicerça na crescente popularização dos jogos eletrônicos, que viram aumentar em 75% o número de adeptos ao longo do ano passado, de acordo com a Pesquisa Game Brasil. O evento fará parte da preparação para a 30ª edição da maior feira multissetorial do país, prevista para ocorrer de 09 a 19 de junho de 2022, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
O sucesso da edição pioneira chancela a mesma formatação para 2021, em formato virtual, e permite uma novidade: a inserção de disputas de Free Fire, um jogo eletrônico mobile de ação-aventura do gênero battle royal. A ele, juntam-se os games LoL e FIFA, consolidados no mundo gamer.
A aposta na continuidade do projeto se dá graças à consolidação desse mercado em constante propulsão. Segundo levantamento do SuperData, a receita com games cresceu 12% somente em 2020 – impulsionada, especialmente, pelas mulheres, que compõem 51,5% do total de jogadores no país.
“Percebe-se interesse cada vez mais presente nos jogos eletrônicos, evidenciado no último ano e comprovado pela bem-sucedida primeira edição do ‘E-Sports Bento’. Nesse ano, esperamos potencializar ainda mais o alcance desse evento, principalmente pela inclusão de um novo game, e consolidar a ExpoBento como uma feira que impulsiona as novas tecnologias”, destaca o diretor geral da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante.
Embora mais detalhes da programação sejam anunciados em breve, já é possível adiantar aos participantes que foco e preparação são itens que devem ser postos em prática de imediato. “Teremos importantes parceiros do mundo gamer para essa edição. Isso engrandece o evento e dá ainda mais credibilidade ao trabalho realizado, permitindo que mais pessoas se interessem e façam parte dessa história recente, que tem tudo para prosperar cada vez mais”, pontua o diretor de Eventos, Rodrigo Valério.
As datas, formas de inscrição e informações sobre a programação para o 2ª ‘E-Sports Bento’ serão divulgadas ao longo dos próximos meses nas redes sociais da ExpoBento (Facebook e Instagram) e no site www.expobento.com.br.
Primeira edição deixou legado
A estreia foi uma boa oportunidade para medir a temperatura do sucesso do ‘E-Sports Bento’. No primeiro final de semana, o campeonato de League of Legends movimentou o universo dos gamers. Após dois dias de intensos embates virtuais, a equipe Quebra Nexus, do Maranhão, conquistou o título de campeã e levou uma premiação de R$ 2 mil. O vice-campeonato ficou com a equipe Fênix E-Sports, de São Paulo, recebendo R$ 400,00. Foram oito equipes participantes.
Acompanhando os jogos, em tempo real, nomes consagrados no meio como KingVenom, na narração, e JosiJow e Daniels nos comentários. Além dos jogos, ainda teve palestra de João e Valmor, idealizadores da Rookie (empresa parceira na realização do evento), com o tema ‘Obtendo XP ao empreender com games’.
Já no final de semana de encerramento, a bola rolou com muita emoção nos gramados virtuais do campeonato de FIFA. Foram 16 competidores enfrentando-se em partidas acompanhadas pela narração e comentários de um time de craques: Adriano Valduga, Vinícius Branchi, JosiJow, Luiz Felipe Garden, Marcelo Ferrantini e Duda Garbi. Quem ergueu a taça de campeão – e recebeu a premiação de R$ 1 mil –, foi o jogador Guilherme Reolon (guireolon), de Caxias do Sul. O vice-campeonato ficou com André Furlanetto (F00rl4), de Marília (SP), que levou um cheque de R$ 280,00. Além disso, a programação contou com palestras com Rodrigo ‘Chips’ Scharnberg, produtor da Rockhead Studios, Rafael Ramires Jaques, Juliano Cristian e Guilherme Gonçalves.