Cultura

Comissão adia ‘La Prima Vendemmia’ e vai doar mais de R$ 100 mil ao Hospital São Carlos

 Juliane Tonin
Juliane Tonin

Prevista para janeiro e fevereiro de 2022, a 15ª edição da La Prima Vendemmia, em Nova Roma do Sul será adiada. A comissão social da festa tomou a decisão de destinar parte do valor que seria investido no evento para o Hospital São Carlos, de Farroupilha. A instituição recebe os pacientes da cidade e foi essencial na luta contra a Covid-19.

– A comissão entende que, mesmo em um cenário onde toda população poderá estar vacinada em dezembro, não existem motivos para grandes celebrações já em janeiro – justifica o prefeito Douglas Fávero Pasuch.

Ele destaca ainda que fazer o evento de forma tradicional no início do próximo ano implicaria em mobilizar a comunidade e percorrer a região já nos próximos meses.

Segundo a comissão social, outros formatos para a festa foram ventilados, mas a decisão unânime foi a de destinar 110 mil reais ao hospital, como forma simbólica de agradecimento. O valor representa uma doação de, aproximadamente, 30 reais por cidadão nova-romense.

– O hospital recebe a grande maioria dos nossos pacientes SUS, e durante a pandemia, recebeu até mesmo pacientes que possuem planos de saúde e não conseguiram leitos. É preciso que o esforço da equipe do hospital seja reconhecido. Isto é celebrar – explica o secretário de saúde e vice-prefeito, Roberto Panazzolo.

O valor destinado será utilizado para despesas de custeio da instituição. A doação ainda dependem do aval do legislativo municipal, que deve apreciar o projeto de lei já nas próximas semanas. Com a Lei aprovada, o repasse deve ser efetuado em janeiro de 2022, quando o evento seria realizado.

Edição especial em julho
A comissão do evento divulgou ainda que irá trabalhar para apresentar uma edição especial da festa no inverno de 2022. – Entendemos também que o ano da edição não pode passar em branco. Trabalhamos com a expectativa de que em julho do próximo ano a situação da pandemia esteja controlada – avalia Roberto.

De acordo com os organizadores, deverá ser realizada em julho uma edição especial do filó, que acontece na La Prima Vendemmia desde 2014. Na última edição, em 2020, as duas noites de filó registraram, juntas, um público superior a 4 mil pessoas. Ele se consagrou, portanto, como o Maior Filó da Serra Gaúcha.

– Os filós tem a cara do inverno. Há algum tempo se pensava na hipótese de, além dos filós da Vendemmia, a cada dois anos, fazer um filó anual no inverno, que é baixa temporada do turismo em Nova Roma do Sul – conta Daniela Grazziotin Fávero, presidente da La Prima Vendemmia 2020.

Mais detalhes do evento, bem como datas, devem ser divulgadas nas próximas semanas.

Sobre La Prima Vendemmia
A La Prima Vendemmia (em tradução livre, “a colheita das primeiras uvas”) é um festa regional realizada pelo Município de Nova Roma do Sul bienalmente, desde 1995.

O evento celebra o início da vindima, enfatizando os fortes traços culturais da imigração italiana na Serra Gaúcha. A festa proporciona passeios turísticos nos parreirais, degustação de uvas, Filó (festejo típico à moda antiga), gastronomia interiorana, feira agroindustrial, shows e outras atrações.

Números da edição 2020
A festa reuniu mais de 40 mil visitantes nos seis dias de evento;
-As duas noites em que cerca de 80 moradores apresentaram o filó cênico registraram, juntas, um público superior a -4 mil pessoas. Ele se consagra, portanto, como o Maior Filó da Serra Gaúcha;
-A 1ª Corrida em Trilhas e Vinhedos reuniu cerca de 300 participantes;
-Distribuição de uva: 4 toneladas foram distribuídas gratuitamente para o público;
-Passeios pelo interior: mais de 1,3 mil pessoas embarcaram nos passeios que levavam os visitantes para diversos pontos do município de Nova Roma do Sul,
-Visitantes de mais 50 municípios do Rio Grande do Sul e de outros Estados passaram pela festa: há registros de turistas vindos de Estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Amazonas e outros pontos do país,
-Shows musicais: 15 atrações subiram ao palco da La Prima Vendemmia e levaram ao público músicas de diversos estilos, além de apresentações cênicas e humorísticas. Desfilaram entre os nomes o sertanejo Loubet, e as consagradas regionalmente Girotondo e Ragazzi dei Monti.
-Encontro de carros antigos: 150 carros de diversas décadas estacionaram na 14ª La Prima Vendemmia no último domingo do evento. Até um exemplar da década de 1950 estava entre as raridades: trata-se de um Ford Prefect 1951.