Carlos Barbosa

Editais contemplam artistas e fazedores culturais de Carlos Barbosa

Prêmio Barbosense Cultural é um dos projetos lançados pela Proarte

(Foto: Pixbay)
(Foto: Pixbay)

Com a pandemia, mais do que nunca o setor cultural precisou criar alternativas para se manter. Em Carlos Barbosa, pensando nos artistas e fazedores culturais, a Fundação de Cultura e Arte – Proarte lançou o Prêmio Barbosense Cultural 2021. Conforme o diretor e presidente da fundação, Eliseu Demari, esse foi um dos caminhos encontrados para além de dar visibilidade, poder auxiliar a classe.

Ao todo,  24 artistas foram beneficiados com o valor de R$ 1,5 mil cada. Entre os selecionados, 80% indicam que trabalham exclusivamente no setor cultural, não tendo outra fonte de renda. A maioria possui mais de 15 anos de experiência na área (83%). O maior número de contemplados atua no segmento da Música (75%), mas artistas das áreas de Artes Visuais, Fotografia, Literatura, Audiovisual e Artes Circenses também estão entre os vencedores.

O edital de premiação teve 33 inscritos. As trajetórias culturais foram avaliadas por uma comissão formada por membros do Conselho Municipal de Cultura. Confira a lista dos premiados.

Ainda, também durante a última semana foi divulgado o resultado final de outro projeto realizado na cidade, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, num montante de R$ 35 mil. O edital contou com a participação de 12 concorrentes e selecionou oito projetos.

As propostas selecionadasserão formalizadas em Termos de Colaboração e executadas ao longo do ano, com respectiva prestação de contas à Proarte. Conheça os projetos contemplados.

Com opções para auxiliar a classe, Demari incentiva que os fazedores culturais sigam trabalhando: “É importante que os artistas aperfeiçoem seus projetos, busquem capacitação para participar dos próximos editais com mais aproveitamento, melhorar as notas e entregar ainda mais cultura para os barbosenses. O edital do Fundo Municipal de Cultura representa a comunidade barbosenses dizendo que acredita no trabalho dos nossos artistas e quer ajudá-los a crescer”.