Comportamento

Recurso de vídeos curtos do YouTube chega ao Brasil para brigar com TikTok

A ferramenta, disponível dentro do próprio aplicativo do YouTube, permite vídeos na vertical de até 60 segundos

Recurso de vídeos curtos do YouTube chega ao Brasil para brigar com TikTok

Vídeos curtos já se tornaram uma febre, instigando os internautas com uma chuva desafios de dancinhas, tutoriais e piadas. Mas, a partir desta segunda-feira (7), os brasileiros poderão se aventurar não apenas no TikTok ou no Reels, do Instagram. O Google lançou o YouTube Shorts, que tem a essência parecida com a dos concorrentes.

A ferramenta, disponível dentro do próprio aplicativo do YouTube, permite vídeos na vertical de até 60 segundos, e eles podem ser gravados e editados direto do aplicativo para celular. Os conteúdos também podem usar trechos de música, em um formato mais curto, de até 15 segundos.

Conforme informações da própria rede, o recurso estará disponível para cerca de 25% dos usuários nos primeiros dias. Nas próximas semanas, ele deverá ser liberado para todos.

O YouTube vinha testando o Shorts desde setembro passado, quando liberou o recurso na Índia. Com o lançamento no Brasil, o APP ganhará mais espaço no aplicativo do YouTube. Na página inicial, haverá uma “prateleira” que irá destacar alguns dos vídeos curtos. Eles também vão aparecer entre os vídeos relacionados e terão uma aba dedicada, que possui uma experiência de navegação muito similar ao TikTok com uma rolagem infinita.

Ainda, o que promete ser um dos diferenciais para a concorrência, o YouTube permitirá que as pessoas façam remixes e colagens com áudios de vídeos tradicionais, que já estão na plataforma e possuem mais de 60 segundos.