Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias pode multar motoristas do Uber a partir desta quinta-feira

(Foto: )
(Foto: )

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade inicia nesta quinta-feira, dia 10, a fiscalização dos veículos que atuam por meio do transporte por aplicativos em Caxias do Sul. Segundo a prefeitura, as empresas In9, Garupa e 5 Estrelas iniciaram o processo de regularização dentro do prazo previsto e estão liberadas para realizar o serviço. Os condutores das demais plataformas de tecnologia poderão ser penalizados.

Conforme o código de trânsito brasileiro, os motoristas enquadrados como transporte clandestino podem ser multados em R$ 130,16 e com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor poderá ter o veículo retido.

O prazo para as empresas se adequarem iniciou no dia 9 de abril. Nesta primeira etapa, as empresas entregaram de uma série de documentos, como provas de regularidade junto a órgãos públicos. A partir de agora, as três empresas cadastradas para exercer a atividade terão 60 dias para apresentar outros documentos para o credenciamento dos seus condutores. Elas também vão ter que apresentar os certificados de realização de cursos obrigatórios e da realização de vistorias, entre outras exigências. Em Caxias, os motoristas serão cadastrados apenas por meio das empresas, e não individualmente.

Além do cadastramento, o decreto prevê que os condutores passem por curso de formação de transporte de passageiros, com 34 horas-aula, dividido em módulos como relações humanas, direção defensiva e meio ambiente, primeiros socorros, noções de mecânica e elétrica básica, elementos básicos de legislação de transportes e pontos turísticos. Outro item disposto é que os veículos deverão passar por vistoria anual e receberão um selo de identificação, que será fixado para identificação dos passageiros.