No próximo sábado, dia 12, das 8h às 17h, Bento Gonçalves vai mobilizar em 20 unidades de saúde fixas e uma unidade móvel que ficará em frente ao prédio da Prefeitura, uma força-tarefa para vacinar contra o vírus Influenza, responsável pela transmissão da gripe.
Conforme o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Bento Gonçalves, José Antônio Rosa, quem tomar a vacina estará sendo imunizado para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B.
Bento Gonçalves possui a meta de vacinar até 30 mil pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha formado por pessoas acima de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, profissionais de saúde, professores de escolas públicas e particulares de ensino, pessoas com condições clínicas especiais e doentes crônicos.
Também fazem parte da campanha funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, indígenas e jovens sob medidas socioeducativas.
Rosa recomenda que pessoas que estejam com sintomas da gripe, estágio febril e outras manifestações, esperem para fazer a vacina.
Não pode tomar a vacina quem possui alergia grave ao ovo. Isso por que, durante o processo de fabricação da vacina, partículas de vírus incluídas na vacina são cultivadas dentro da casca e usam a clara e a gema como substrato. Daí existe o risco de ficarem traços de ovo no imunizante, o que poderia levar a uma reação anafilática séria.
Até quinta-feira, dia 3, trinta e dois por cento da meta tinha sido cumprida. A ausência do frio é um dos motivadores por uma procura maior pela vacina. No ano passado a campanha de vacinação foi antecipada, motivada pelas baixas temperaturas que começaram em abril e a procura foi maior.
A campanha de vacinação se estende até 1º de junho e quem não tomar a vacina, sábado, dia 12, poderá buscar uma Unidades Básicas de Saúde (UBS) incluindo as ESFs.