Caxias do Sul

Movimentos promovem abraço simbólico à Maesa em Caxias

Reunião pública inédita dentro da Maesa debaterá futuro do complexo, em Caxias do Sul
Parte da estrutura da Guarda Municipal e da Secretaria da Cultura devem ser transferidas para o complexo da Maesa. (Foto: Petter Campagna Kunrath/Divulgação)

O movimento Abrace a Maesa vai ocorrer no domingo, dia 20 de maio, a partir das 15h. A ideia de realização deste movimento surgiu a partir da necessidade de uma ocupação cultural do prédio. O imóvel localizado entre as ruas Don José Barea e Plácido de Castro abrigava a Metalúrgica Abramo Eberle na década de 40 e é tombado como patrimônio histórico de Caxias do Sul.

O objetivo é demarcar simbolicamente o espaço da Maesa na paisagem da cidade, será feita uma caminhada com todos os participantes usando guarda-chuvas coloridos. Um desenho para demarcar um futuro alegre a multicolorido daquele lugar.

As atividades terão participação do Maracatu Baque dos Bugres e do Bloco da Ovelha. Os dois coletivos pontuarão com seus tambores o começo e o fim dessa caminhada. Diversos artistas e grupos caxienses também farão performance na rua Plácido de Castro, que costumeiramente está fechada aos domingos para o lazer da população.

Em 1991, foi realizado um movimento semelhante com o Abrace a Maesa, na época o prédio escolhido foi o Cine Ópera.