Comportamento

RS tem 86% dos leitos de UTI ocupados e totaliza mais de 28 mil óbitos em decorrência da Covid-19

© Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
© Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Conforme as atualizações do painel de monitoramento da Covid-19 no Estado, nesta quinta-feira (3) a taxa de ocupação de leitos de UTI em geral está em 86% (2.939 pacientes em 3.417 leitos de UTI).

O Rio Grande do Sul já totaliza 1.104.487 pessoas infectadas pelo vírus;  Ainda contabiliza 1.053.962 (95%) recuperados e em acompanhamento 21.836 (2%); 28.609 gaúchos morreram em decorência do coronavírus.

O Gabinete de Crise se reunião nesta quarta-feira (2) e emitiram alertas para algumas regiões do Estado devido ao agravamento da pandemia.  Além do novo Alerta para Santa Cruz do Sul, o Gabinete de Crise decidiu manter os já enviados às regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

A equipe técnica do governo chama especial atenção às regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa e Santo Ângelo devido ao agravamento da pandemia em cada uma. Para elas, foi enviado um reforço de Alerta, elaborado pelo GT de Saúde, no qual consta a recomendação de que sejam adotadas medidas mais enérgicas de enfrentamento à pandemia.

As demais regiões mantidas em Alerta (Erechim, Ijuí, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana) também receberam novos relatórios. Todos os documentos estarão disponíveis no site do Sistema 3As e detalham os indicadores das regiões e macrorregiões que tiveram piora.

A Macrorregião da Serra, Caxias do Sul, na última semana viu crescer em 10,9% o número de internados em leitos clínicos, apresentando uma variação de 44 pacientes. Assim, são 449 internados por Covid-19 em leitos clínicos. Quanto aos leitos de UTI, a região apresentou um aumento de 12,7% internados. Com isso, a região tem 276 internados por Covid-19 em UTIs e uma taxa de ocupação de 96,3%, com somente 14 leitos livres.

Com o percentual de 11,5%, a região de Caxias do Sul apresenta a sétima menor proporção da população vacinada com a segunda dose entre as 21 regiões Covid-19.

Vacina

Nesta sexta-feira (4) devem ser distribuídas 395.110 doses de imunizantes em todo o Estado. 38.610 doses da Pfizer e  356.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz.