Comportamento

Corte de árvore no calçadão da Júlio revolta moradores de Farroupilha

Corte de árvore no calçadão da Júlio revolta moradores de Farroupilha

O corte de uma árvore nesta segunda-feira, dia 7, revoltou alguns moradores de Farroupilha. A árvore da espécie timbuava ficava localizada na rua Júlio de Castilhos esquina com a Coronel Pena de Moraes, aonde está acontecendo um projeto de revitalização da via.

Timbuava era um dos símbolos da rua Julio de Castilhos (Foto: Emilio Nunes)

Após o corte, moradores começaram a se manifestar em redes sociais e rodas de conversas, questionando a derrubada da planta. Conforme o secretário de Planejamento, Deivid Argenta, o corte da árvore não estava no projeto de revitalização, mas segundo ele, a árvore já estaria morta e oferecendo risco aos pedestres.

“A principio a árvore estava dentro do nosso projeto, ela ia permanecer ali no local dela sem precisar cortar. Porém foi feito uma analise e constatado que a planta já estava morta e alguns galhos caindo. Para evitar uma tragédia maior optamos pelo corte”, afirma.

Servidores da prefeitura fizeram a limpeza do local (Foto: Emilio Nunes)

O secretário de Meio Ambiente, Miguel Ângelo de Souza, lamentou ter que sacrificar a árvore, porém destacou que no local será feito um projeto de rearborização. “Ficamos tristes em ter que cortar a árvore, ainda mais pela representatividade dela naquele local, porém ela não tinha mais condições. Estávamos fazendo as podas e percebemos que os galhos já estavam secos e causando um certo risco para a população, por isso a opção de cortar. Mas quero tranquilizar a população, pois já estamos com um projeto de rearborização para deixarmos nossa Júlio ainda mais verde”, ressalta.

Dentro do projeto de revitalização, está prevista a reconstrução do canteiro e o replantio de uma árvore da mesma espécie ou de outro tipo que mais se adeque ao local. A obra deve ficar pronta em 60 dias.