Opinião

Seu pet come as próprias fezes? Calma, existe uma forma de mudar esse problema

Seu pet come as próprias fezes? Calma, existe uma forma de mudar esse problema

Seu cão tem o hábito de ingerir as próprias fezes ou até de outros animais? Coprofagia é o termo utilizado para este comportamento anormal em cães, e pode ser causado por diferentes motivos. Aqui vão algumas dicas do que pode estar acontecendo de errado para que este comportamento surja:

  • Parasitismo: procure vermifugar o seu cão com regularidade ou realizar exame de fezes para diagnosticar possíveis verminoses. O uso de antipulgas também é muito importante para manter os cães livres de pulgas e carrapatos, que são responsáveis pela transmissão de diversas doenças.
  • Dieta desequilibrada: caso esteja com fome ou falte algum nutriente na alimentação, por instinto o cão pode ingerir as próprias fezes para sentir-se saciado.
  • Problemas endócrinos ou de má absorção intestinal também podem levar à ingestão de fezes como forma de suprir alguma deficiência do organismo.
  • Problemas comportamentais relacionados à falta de higiene, confinamento em locais pequenos, stress e falta de atividade. Alguns animais apresentam o comportamento de ingerir as próprias fezes para chamar a atenção, manter a higiene do local que habitam evitando repreensão e até mesmo por stress e falta de ocupação. Assim como nós humanos, os cães precisam de ambientes limpos e de atividade regular para dissipar o stress.

Converse com um médico veterinário para que ele possa ajudar no manejo correto do seu pet. Além de diagnosticar ou excluir as causas deste comportamento, ele é o profissional que poderá indicar a melhor maneira de corrigi-lo, sendo através de medicações, suplementos, mudança de hábitos e rotina e até mesmo alimentação.

Sher Steffenon

Médica Veterinária Oncologista – CRMV – RS 14050

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Porto Alegre, 2015), atua na área de clínica e cirurgia de cães e gatos desde a sua formação. Possui pós-graduação em Oncologia de cães e gatos pela Faculdade ANCLIVEPA (São Paulo, 2019) prestando atendimento oncológico especializado em toda região da serra gaúcha. Possui consultório fixo na Amici Pet Spa e Cuidado Veterinário em Bento Gonçalves.