Justiça

OAB completa 89 anos de instauração em Caxias do Sul

(Foto: OAB/RS)
(Foto: OAB/RS)

A subseção caxiense da Ordem dos Advogados do Brasil completou no dia 28 de maio, 89 anos. Uma história que se confunde com a trajetória da advocacia da região ao longo destes anos e com a história do próprio município.

Para celebrar esta data, em tempos de pandemia, quando não é possível realizar comemorações memoráveis, a entidade optou por publicar em suas redes sociais depoimentos de seus ex-presidentes, ilustres advogados que muito honram sua profissão e que prestaram relevantes serviços à cidade de Caxias do Sul.

Na mesma data, tiveram início as subseções de Cruz Alta, Passo fundo, Pelotas, Bagé, Uruguaiana e Santa Maria, dada a força da advocacia no interior do estado do Rio Grande do Sul.

A primeira diretoria foi composta pelos advogados Olmiro Palmeiro de Azevedo, Adolfo Peña e Paulo Roche.

Durante este tempo, a entidade, atualmente presidida por Rudimar Luis Brogliato, além de apoiar os advogados, participa ativamente da vida sociopolítica da cidade, acompanhando de perto as administrações municipais, com o intuito de fiscalizar e colaborar com o desenvolvimento da comunidade.

“É a maior subseção do Rio Grande do Sul. Então, Caxias do Sul tem cerca de cinco mil advogados e estagiários e tem uma importância. A OAB ela está muito inserida dentro da comunidade, porque ela participa de diversos conselhos municipais, auxiliando, assessorando o executivo municipal”, fala o presidente.

A subseção, tem por missão promover a advocacia, assessorando o advogado, oferecendo aperfeiçoamento profissional e atividades de integração. Junto ao município, tem consciência do seu papel social e realiza campanhas beneficentes, além de participar de discussões sobre temas de relevância para o desenvolvimento local.

Assim como a entidade mãe, a Ordem dos Advogados do Brasil, a subseção posiciona-se como uma das mais tradicionais entidades brasileiras com natureza plural e combativa, avessa a sectarismo, preconceitos e discriminações.