Caxias do Sul

Com modelo de revenda consignada, Ballardin Malhas aposta no crescimento de 30% neste inverno

(Foto: Sara Chinelato/Divulgação)
(Foto: Sara Chinelato/Divulgação)

Malharia da Serra Gaúcha cadastrou mais de mil novos vendedores parceiros neste ano e a expectativa é que chegue a 2 mil novos cadastrados até agosto. Cerca de 60% dos mais de 12 mil revendedores da marca são do Rio Grande do Sul

A Ballardin Malhas, com fábrica e loja em Caxias do Sul, unidade em Farroupilha e mais de 12 mil revendedores no país, está animada com as temperaturas mais baixas e aposta na continuidade dos dias frios para manter o aquecimento nas vendas da temporada. Até abril, a empresa, que tem mais de 50 anos de tradição, já havia cadastrado mais de mil lojas e Microempreendedores Individuais (MEIs) parceiros para a comercialização das peças consignadas da marca. A expectativa é que, neste ano, a Ballardin Malhas venda 30% a mais do que em 2020.

“Acreditamos que este inverno será melhor do que foi o ano passado, em virtude da pandemia estar mais controlada, especialmente para os revendedores que comercializam as peças em suas lojas físicas. Será um ano melhor para eles e, consequentemente, para nós. Além disso, em datas como o Dia das Mães, recém comemorado, já notamos um aumento de vendas, o que também demonstra uma retomada econômica. Com a crise estabilizada, o nosso cliente está mais disposto a investir em presentes e renovar o guarda-roupas. Percebemos isso não apenas através dos nossos parceiros, mas também na venda direta, através do e-commerce da Ballardin, que lançamos em agosto do ano passado”, analisa Michele Daniel, diretora Financeira da Ballardin Malhas, que, ao lado das irmãs, Adriele e Franciele Daniel, e dos pais, Iraci Ballardin Daniel e Valcir Daniel, está na terceira geração da família à frente da marca.

São, em média, 200 atendimentos por dia para pré-avaliação de revenda, chegando a mais de 300 telefonemas durante os dias frios. Com isso, a expectativa é que o número de representantes ultrapasse dois mil novos cadastros até agosto.

Durante o inverno, a Ballardin Malhas envia para a revenda, aproximadamente, 1,8 mil peças por dia. Neste ano, além das vendas no Rio Grande do Sul – que representa 60% do mercado da marca –, a empresa quer ampliar as comercializações para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.

“Neste ano, apostamos em modelos grossos, com gola alta, e fios mais quentinhos, além de cores ainda mais vibrantes e coloridas. Acredito muito que os dias frios são fundamentais para as nossas vendas, que geram, automaticamente, um aumento de procura e interesse em nossa marca. Os dias frios são decisivos”, complementa Michele.

A expansão da Ballardin Malhas também está sendo acompanhada de novas contratações de funcionários. A empresa familiar empregou 13 profissionais neste ano, sendo que, no mês de abril, foram oito novas vagas (costureiras, arrematadeiras, vendedoras internas e marketing). Somado a isso, a malharia conta com 50 colaboradores.

“Estamos surpresos, porque janeiro, fevereiro e março costumam ser mais baixos em virtude do clima quente, fugindo da estação fria que nosso setor exige. Mas, neste ano, observamos uma movimentação maior desde os primeiros meses”, finaliza a diretora Financeira.

A Ballardin Malhas tem como principais mercados cidades de clima predominante frio, como Caxias do Sul, Gramado e Canela (RS) e São Joaquim, Lages e Joinville (SC). Até o momento, são cerca de 610 cidades atendidas por meio de revendedores. A empresa trabalha exclusivamente com modelagem adulto, feminino e masculino.

Em 2020, a Ballardin Malhas encerrou o ano com crescimento de 65% nas vendas frente a 2019 e com alta de 75% no número de cadastros de revendedores.