Comportamento

Cepa Indiana da Covid-19 é registrada no Maranhão e Ceará

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Ceará há um caso da mutação do Covid-19 suspeito e as autoridades daquele Estado determinaram o isolamento de 14 dias para todos os viajantes que chegam ao país. A Secretaria Estadual de Saúde Cearense informou que o paciente monitorado teve um primeiro exame negativo, mas novos testes foram submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

No Maranhão forma confirmados os primeiros 6 casos de covid-19 no Brasil provocados pela variante B.1.617 do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia. No dia 15 de maio, um paciente indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís. Ele é tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado.

Depois da notificação do 1º caso, outros 14 tripulantes tiveram resultados positivos para testes do coronavírus e 9 tiveram diagnósticos negativos. Em nota, a Secretaria de Saúde do Maranhão disse que foi possível fazer o estudo genético em 6 infectados, confirmando a presença da cepa indiana.

CEPA INDIANA

Em 10 de maio, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que a variante indiana tem risco de maior transmissibilidade e características que podem tornar as vacinas menos eficazes. Segundo a organização, a cepa já foi identificada em pelo menos 17 países.