Agro Rural

Vacinação contra aftosa começa e meta é imunizar 10 mil animais em Farroupilha

Vacinação
Vacinação febre aftosa


Teve inicio nesta terça-feira, dia 1°, a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Em Farroupilha, a meta é imunizar cerca de 10 mil animais durante a campanha que se encerra no dia 31 de maio.

Vacinação
Serão imunizados Búfalos e Bovinos (Foto: Divulgação)

Como o estado não distribui mais a vacina, as doses podem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Serviço Veterinário Oficial. O chefe da Inspetoria Veterinária de Farroupilha, Vinicius Merlo, orienta os produtores a imunizar o rebanho e, após, levarem a nota fiscal na inspetoria, para comprovar a vacinação.

“Nossa expectativa é imunizar boa parte do rebanho durante a campanha, sempre lembrando que o produtor deve adquirir a vacina em uma casa agropecuária autorizada, imunizar o rebanho e depois apresentar a nota fiscal aqui na inspetoria. Vale ressaltar também, que o produtor que não respeitar o prazo pode pagar multa”, salienta.

Merlo destacou ainda, que os produtores devem fazer a declaração anual de rebanho, que assim como a vacina contra aftosa, o prazo termina no dia 31 de maio. “Estamos com a campanha de declaração desde o mês de janeiro, porém o número de declarações ainda é baixo. Pedimos para que os produtores agilizem o processo, pois o prazo final é também no final de maio”, afirma.

Para fazer a declaração é preciso ir até a inspetoria portando RG e CPF. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.