Bento Gonçalves

Envase Brasil comemora resultados positivos em 2018

Envase Brasil comemora resultados positivos em 2018

Em quatro dias, 7.320 profissionais da cadeia produtiva de bebidas e alimentos passaram pelos corredores da Envase Brasil | Embala Sul, realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Além das novidades em tecnologia apresentadas por 164 expositores, uma intensa e diversificada programação paralela com palestras, workshops e rodada de negócios e relacionamento oportunizaram negócios, novos contatos, fortalecimento de parcerias e atualização profissional. A projeção é de um volume de negócios que alcance os R$ 100 milhões de reais, confirma o diretor-executivo da feira, Osmar Bottega.

Com o anúncio do acordo operacional entre os dois eventos e a data da próxima edição confirmada para agosto de 2019, em Recife (PE), os organizadores aceleram trabalhos para desenvolver a região nordeste do país.

Gerada no ventre do setor vitivinícola, a Envase Brasil foi evoluindo, assim como o vinho, acompanhando as mudanças e tendências do mercado de bebidas e alimentos. Novos segmentos foram sendo contemplados, levando soluções inovadoras para toda a cadeia. Nesta 13ª edição, foi perceptível a supremacia do setor cervejeiro, ocupando 60% da área de exposição, representatividade que já foi do vinho e que hoje abre espaço também para a água mineral, o suco, o refrigerante, o leite e o azeite de oliva. “A Envase atravessou duas décadas e hoje se firma em diversos segmentos, o que nos orgulha por vermos que estamos falando com diversos públicos que, juntos, têm em comum o desejo de desenvolver setores produtivos”, destaca o presidente da Envase Brasil, Vicente Puerta.

Fornecedores, players setoriais, entidades e profissionais da cadeia produtiva de bebidas e alimentos comungaram do que há de melhor em tecnologia para a indústria de bebidas e alimentos. Segundo o responsável pela área comercial da Mesal, Rael Larini, a 13ª edição da feira se destacou pelo forte interesse dos visitantes nos produtos expostos. “A Envase Brasil 2018 foi diferenciada na questão de qualificação do público, o que trouxe novas oportunidades de negócios para a empresa”, afirma Larini.

Segundo o gerente comercial da Glassral Vidro Design, empresa que expõe pela primeira vez no evento, Alexandre Oliveira, a Envase Brasil resultou em bons relacionamentos. “A feira foi muito boa para contatos com vinícolas e cervejarias. Foi uma feira que desde o início gerou diversos contatos que virão a gerar bons negócios”, ressalta.

O gerente comercial da Brasilata, outra empresa que estreia na feira, Carlos Viterbo Júnior, ressalta os principais pontos positivos da Envase Brasil l Embala sul.  “Gostei muito da qualidade das visitas. Para nós, da Brasilata, a Envase Brasil foi muito proveitosa”, afirma.

Edições anuais intercaladas entre Sul e Nordeste

O desejo comum de ajudar a desenvolver a cadeia produtiva de bebidas e alimentos no Brasil aproximou a Envase Brasil e a Embala. A fusão dos eventos foi anunciada pelo presidente da feira, que revelou que os eventos já andam juntos e projetam a edição de 2019, entre 13 e 16 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob a assinatura de Envase Brasil | Embala Nordeste. Em 2010, o evento volta para a Serra Gaúcha como Envase Brasil | Embala Sul. E assim, sucessivamente.

Passando a ser anual, o evento quer estar mais perto dos setores produtivos de cada região, aproximando quem produz das novidades em tecnologia para toda cadeia, do campo à venda. De acordo com Luiz Fernando Oliveira Pereira, diretor executivo da feira Embala, a intenção é ampliar a presença de microcervejarias em 2019, acompanhando o movimento do setor na região. “A Embala tem tradição no setor de envase. Com esta fusão, esperamos aumentar o número de empresas de tecnologia para equipar a indústria de alimentos e bebidas do Nordeste brasileiro”, explica. “Vamos acrescentar novos fornecedores para ajudar ainda mais a desenvolver essa cadeia. Estamos dando um grande passo”, afirma Pereira.

Para Puerta, a realização anual em duas regiões tão distintas do país terá impacto direto na qualidade de tudo o que é produzido nos mercados regionais. “Não estamos falando de um estado, mas de regiões. O Brasil é gigante e tem um futuro promissor e nós temos muito o que contribuir para ajudar a desenvolver a indústria de alimentos e bebidas”, destaca.

A edição de 2019 acontecerá em Recife, ponto geográfico estratégico. O evento chega para fortalecer a agenda do Norte e Nordeste. A expectativa é de reunir 180 expositores numa área de 18 mil metros quadrados, atraindo 8 mil visitantes. A projeção é de um volume de negócios na ordem de R$ 120 milhões.

 

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