Comportamento

Sicredi Serrana inaugura nova sede sustentável em Veranópolis

(Fotos: Dayan Santarosa/Grupo RSCOM)
(Fotos: Dayan Santarosa/Grupo RSCOM)

A Cooperativa Sicredi Serrana inaugurou mais uma agência sustentável nesta terça-feira (18) em Veranópolis.

Atualmente a Sicredi Serrana é representada pelo presidente do Conselho de Administração, Marcos André Balbinot que esteve presente na solenidade e falou sobre a alegria do novo espaço na cidade.

“Nós estamos muito contentes com essa segunda agência aqui no município de Veranópolis e dentro das nossas estratégias também de promovermos o desenvolvimento local e a sustentabilidade, junto com várias outras ações que a gente está fazendo a exemplo de incentivo das energias limpas, fotovoltaicas, as questões hídricas também. Entendemos que este tipo de construção a partir de contêineres e com todos os atributos de sustentabilidade, poderia ser uma forma também de oferecer inovação e o incentivo que a nossa comunidade veja novas formas de empreender e mais do que isso, chamar atenção a questão da sustentabilidade que nos compromete a todos, sempre pensando em uma visão de longo prazo para que a gente tenha comunidades prósperas onde a gente vive e fomente também o bem-estar de todos junto com as questões ambientais também”, disse.

O presidente fala sobre o diferencial da instalação sustentável e tecnológica, “Todos os atributos dela são diferenciados de uma obra comum, a começar pela sua base que é feita a partir de 20 contêineres s refrigerados e reciclados, mais a produção da sua energia fotovoltaica, o elevador também tendo a própria alimentação da sua energia, a captação de água de todo o terreno, justamente para o aproveitamento desta água. Buscamos com ela também uma certificação internacional de sustentabilidade”.

Uma das grandes vantagens do projeto é a redução do impacto ambiental. Nesta obra, 95% do material usado na construção foi reciclável e, em caso de reconstruir a agência em outro local 85% do material pode ser reaproveitado. A agência sustentável constitui-se em um negócio que, além do cuidado com o meio ambiente, é economicamente viável.

Para Cássio Shuvatz, gerente da nova sede fala como a agência e especial e única pelos diversos elementos usados em sua construção, “Temos diversos outros elementos sustentáveis nessa agência. Toda a captação de água da chuva, do entorno da agência, do telhado, do pátio, do estacionamento ela é alocada em um reservatório com capacidade de até 40 mil litros que é reaproveitada na jardinagem, na irrigação dos nossos jardins, além de banheiros e vestiários. Contamos com um bicicletário, como uma forma de incentivar uma mobilidade urbana mais saudável, mais limpa”, contou.

Ambas as sedes do Sicredi no município contam com estacionamento privativo, o diferencial da nova agência é que já existem instalados pontos de recarga de veículos elétricos. Já pensando em uma frota do futuro.

(Fotos: Dayan Santarosa/Grupo RSCOM)