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Diretoria da CIC de Garibaldi avalia modelo de concessões de rodovias que será apresentado pelo Estado

(Foto: Cassius André Fanti)
(Foto: Cassius André Fanti)

A diretoria eletiva da CIC de Garibaldi conheceu na tarde de terça-feira (18) o modelo de viabilidade para a concessão de 1.151 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada.

Os estudos devem ser concluídos até o final de maio, em uma parceria do Governo do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Conforme a proposta que está sendo trabalhada, as estradas administradas, em sua maioria, pela Empresa Gaúcha Rodovias (EGR), foram divididas em três lotes.

A concessão será de 30 anos e o critério adotado para a divisão focou na proximidade geográfica, lotes viáveis sob forma de concessão comum e extensão capaz de atrair o maior número de investidores.

Entre os lotes estabelecidos, Garibaldi estaria contemplada diretamente no lote 3, que integra as rodovias que ligam o município à Farroupilha e o Vale do Caí à Serra.

Com a conclusão do estudo, serão apresentadas outras informações, como localização das praças de pedágio e valores das tarifas, em audiências e consultas públicas nos meses de junho e julho. A população também poderá participar do processo por meio digital.

A intenção do Governo é publicar o edital de licitação até fim do ano, com leilão acontecendo logo na sequência. A expectativa é de que os consórcios vencedores iniciem a administração das estradas ainda no primeiro semestre de 2022.

PEDÁGIO
O plano do Governo é estadualizar trecho da BR 470 para incluir a rodovia no projeto. Um pedágio está previsto no Km 11 da RSC 446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa.

No modelo apresentado, estão previstas duplicações entre Carlos Barbosa e a entrada do Vale dos Vinhedos e entre o Trevo da Telasul e Farroupilha.

Fonte: CIC GARIBALDI