Opinião

Gripe canina existe?

Gripe canina existe?

A gripe canina, chamada de traqueobronquite infecciosa, também é conhecida popularmente conhecida como “tosse dos canis”. Trata-se de uma doença infecciosa, causada pela combinação vírus e bactérias, capaz de atingir cães de qualquer raça ou idade. Os cães podem se infectar através do contato com outros cães contaminados com a doença, ou em ambientes contaminados, como parques e praças, creches e locais de recreação ou até mesmo em gaiolas de banho e tosa, se a higiene correta não for realizada. Locais onde há grandes aglomerações de animais, como abrigos e canis, são propensos a surtos da doença.

Assim como a gripe humana, com a chegada dos meses mais frios, a incidência desta doença aumenta em nossa região. Por depender de uma resposta do sistema imune do animal, os pets idosos, filhotes e portadores de doenças crônicas se tornam mais propensos a esta infecção.

Os sintomas da doença variam, podendo apresentar desde uma tosse seca que se resolve sozinha em 3 a 5 dias, até formas mais complexas, que necessitam de tratamento e podem evoluir para uma pneumonia ou gerar bronquite crônica. As raças braquicefálicas (Shih-tzu, Pequinês, Pug, Bulldogs) são mais propensas a desenvolver formas graves da doença, e portanto, tem indicação especial para ser vacinados contra a traqueobronquite infecciosa canina.

A prevenção da doença pode e deve ser feita através da vacinação com uma vacina específica para a gripe canina, não inclusa na vacina polivalente. Atualmente o mercado brasileiro, dispõe de uma apresentação injetável e uma apresentação em spray que é aplicada diretamente na narina do paciente, ambas com grande eficácia. A aplicação da vacina deve ser reforçada anualmente, e pode ser feita em qualquer estação do ano. Cães de todas as idades (a partir dos 60 dias) e de qualquer raça podem e devem ser vacinados. Converse com seu médico veterinário para saber mais sobre o protocolo adequado para seu cão.

Sher Steffenon

Médica Veterinária Oncologista – CRMV – RS 14050

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Porto Alegre, 2015), atua na área de clínica e cirurgia de cães e gatos desde a sua formação. Possui pós-graduação em Oncologia de cães e gatos pela Faculdade ANCLIVEPA (São Paulo, 2019) prestando atendimento oncológico especializado em toda região da serra gaúcha. Possui consultório fixo na Amici Pet Spa e Cuidado Veterinário em Bento Gonçalves.