Futebol

Com reservas, Grêmio perde por 2 a 1 para o Botafogo pelo Brasileiro

Reservas não suportam e perdem (Foto: Lucas Uebel)
Reservas não suportam e perdem (Foto: Lucas Uebel)

Com apenas o titular Luan na companhia de uma dezena de reservas em campo, o Grêmio perdeu para o Botafogo por 2 a 1 neste sábado, dia 29, e deixou para trás a invencibilidade de nove jogos no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O alvinegro carioca marcou um gol nos últimos minutos do segundo tempo e conseguiu vencer o tricolor.

Com uma semana cheia de jogos e competições diferentes, o técnico Renato Portaluppi optou por uma equipe alternativa, visando principalmente a partida contra o Cerro Porteño, na terça-feira, na Arena, pela Libertadores da América.

Quem começou a atacar foi o Botafogo com uma jogada em velocidade de Brenner e Matheus Fernandes, que invadiu a área, finalizou por duas vezes. Na segunda, Fernandes acertou a trave gremista. O tricolor respondeu aos 6 minutos quando André foi acionado no meio, em frente a grande área, mas seu chute explodiu na marcação.

O Grêmio teve outra boa chance após Michel fazer um bom lançamento para Madson, que recebeu e deu um tapa para Alisson. O atacante quase que de carrinho, mandou a gol. A bola passou raspando a trave.

O Botafogo seguiu pressionando e acumulando escanteios, a dupla de zaga gremista composta por Paulo Miranda e Bressan teve bastante trabalho, principalmente com Marcinho e Brenner, este que abriu o placar aos 35 minutos, quando recebeu o cruzamento de Marcinho e chutou cruzado no canto direito de Paulo Vitor, a bola bateu na trave e entrou. Botafogo 1 x 0.

O Grêmio foi pro ataque e aos 37 Alisson cobrou escanteio com qualidade na marca penal, na altura perfeita para Michel subir e mandar de cabeça para o fundo da redes, empatando a partida.

No segundo tempo o tricolor voltou com o mesmo time e novamente foi o fogão que começou atacando.

O Grêmio teve chance com André e Luan que tabelaram e invadiram a área, mas o atacante estava impedido, aos 7 minutos, Marcelo Oliveira foi amarelado após cometer uma falta sobre Rodrigo Pimpão, muito próximo a grande área.  Renatinho cobrou, cruzou, mas Paulo Victor segurou firme. Respondendo, o Tricolor chegou com Alisson, que fez um cruzamento na área, mas Joel Carli cortou. No rebote, Maicosuel disputou com Pimpão, mas o carioca levou a melhor.

Nos 14 minutos Maicosuel deu lugar a Lima.

Na sequencia do jogo, uma grande jogada gremista se desenhou pela direita. André deu passe para Madson, que fez um cruzamento preciso para Luan. O camisa 7 finalizou de primeira, mas pegou muito embaixo da bola, que passou por sobre a meta de Jefferson.

Aos 31 minutos da segunda etapa, Luan deixou o gramado para a entrada de Pepê e aos 36 Michel deu lugar à Cícero.

Aos 43 minutos, quase que o Grêmio virou o jogo. Em uma jogada rápida, Lima avistou Alisson na pequena área e acionou o atacante que finalizou, mas Jefferson conseguiu defender. Em seguida, Pepê recebeu na esquerda, cruzou, mas a zaga ficou com a bola.

Mas no final do tempo normal e nos acréscimos o Botafogo crescer e após 3 escanteios consecutivos a bola sobrou fora da área para Gilson que chutou e marcou um golaço.

O Botafogo bateu o Grêmio no Engenhão com um público de 10.748 presentes.

Com o resultado, o Tricolor fica com quatro pontos e deve desabar na tabela de classificação com o andamento da rodada. O Botafogo vai a cinco e figura na vice-liderança.

Time do Botafogo: Jefferson; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Lindoso, Fernandes, Renatinho, Leo Valência (Marcos Vinicius); Rodrigo Pimpão (Ezequiel) e Brenner (Kieza).

Time do Grêmio: Paulo Victor, Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Jailson, Michel (Cícero), Luan (Pepê), Maicosuel (Lima), Alisson e André.

Reservas não suportam e perdem (Foto: Lucas Uebel)