Plantão

Avião com 500 kg de cocaína é abatido pela FAB no Pantanal

Avião com 500 kg de cocaína é abatido pela FAB no Pantanal

Policiais federais, com apoio do Ciopaer, Gefron, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, conseguiram abater um avião carregado com 500 quilos de entorpecentes próximo a base do Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Porto Índio, na divisa do Brasil com Bolívia, nesta quinta-feira, dia 27, durante ação de combate ao tráfico de drogas.

Conforme a Polícia Federal, a aeronave foi classificada como suspeita após piloto não responder aos primeiros interrogatórios, estabelecidos no protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro.

Após ser abatido por um dos aviões Super Tucano da FAB, o piloto fez um pouso de emergência em um lago de nome Baía Uberada, na divisa com a Bolívia. Segundo pilotos da FAB, o avião afundou na lagoa e dois indivíduos deixaram a aeronave e nadaram para fora do lago. Segundo informações da Polícia Federal, os policiais solicitaram ao helicóptero Águia 02, do Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), para decolar do Aeroporto Marechal Rondon para a Ilha Camargo Correa, em Barão de Melgaço.

O Águia 02 levou uma equipe do Ciopaer e também policiais federais de Cuiabá para a Ilha Camargo, base de apoio do agrupamento aéreo na área próxima à fronteira. De lá, o Águia 02 junto com a equipe da FAB em um helicóptero Black Hawk, decolaram em direção a Baía de Uberaba, quando encontraram o local exato do pouso de emergência.