A maioria dos destinos turísticos possui um prato típico de destaque. No Paraná o barreado, na Serra Gaúcha a comida típica italiana, na Bahia o acarajé, em Minas Gerais o queijo…
Estas iguarias podem ser a grande jogada do turismo na região, o chamado turismo gastronômico.
Além das belezas naturais, da arquitetura, dos eventos, a gastronomia é o foco de atração em várias regiões. Mostrar a comida típica local, sua origem, seus ingredientes e modos de preparo, pode se tornar uma ótima opção de atrativo turístico.
A tempos atrás a gastronomia era vista basicamente como um equipamento de apoio. Tendo em vista que todos nós necessitamos comer para sobreviver. Contudo, ela foi ganhando destaque, principalmente da mídia, e assim impulsionou o início de um novo caminho saboroso para o turismo.
Hoje fala-se muito neste assunto. Existem muitas opções, como por exemplo os locais que servem a comida típica da região, os restaurantes de gastronomia internacional, os eventos gastronômicos com a performance de chefs consagrados, harmonizações especiais da comida com o vinho e também os mercados públicos com toda sua essência.
Segundo o Ministério do Turismo (2018) a gastronomia gera 6 milhões de empregos diretos no país e movimenta 2,7% do PIB nacional.
Porém, para o turismo, não bastam os sabores, precisa haver um conjunto de sensações para que o turista realmente tenha uma experiência magnífica e inesquecível.
Observe então a foto abaixo e pense… Se esta harmonização ocorresse em uma sala fechada a experiência enogastronômica seria a mesma?
Buon appetito!