Opinião

Turismo Gastronômico!

Turismo Gastronômico!

A maioria dos destinos turísticos possui um prato típico de destaque. No Paraná o barreado, na Serra Gaúcha a comida típica italiana, na Bahia o acarajé, em Minas Gerais o queijo…

Estas iguarias podem ser a grande jogada do turismo na região, o chamado turismo gastronômico.

Além das belezas naturais, da arquitetura, dos eventos, a gastronomia é o foco de atração em várias regiões. Mostrar a comida típica local, sua origem, seus ingredientes e modos de preparo, pode se tornar uma ótima opção de atrativo turístico.

A tempos atrás a gastronomia era vista basicamente como um equipamento de apoio. Tendo em vista que todos nós necessitamos comer para sobreviver. Contudo, ela foi ganhando destaque, principalmente da mídia, e assim impulsionou o início de um novo caminho saboroso para o turismo.

Hoje fala-se muito neste assunto. Existem muitas opções, como por exemplo os locais que servem a comida típica da região, os restaurantes de gastronomia internacional, os eventos gastronômicos com a performance de chefs consagrados, harmonizações especiais da comida com o vinho e também os mercados públicos com toda sua essência.

Segundo o Ministério do Turismo (2018) a gastronomia gera 6 milhões de empregos diretos no país e movimenta 2,7% do PIB nacional.

Porém, para o turismo, não bastam os sabores, precisa haver um conjunto de sensações para que o turista realmente tenha uma experiência magnífica e inesquecível.

Observe então a foto abaixo e pense… Se esta harmonização ocorresse em uma sala fechada a experiência enogastronômica seria a mesma?

Foto: Vila Vinífera

Buon appetito!