Política

Prefeito de Caxias fará reunião na segunda para análise do novo modelo de gestão da covid

Governo do Estado publica decreto neste sábado com detalhamento dos novos protocolos

Recurso da prefeitura de Caxias do Sul não foi aceito pelo STF em Brasília
Foto: Reprodução

A partir de domingo (16) entra em vigor no Rio Grande do Sul um novo sistema de distanciamento social, agora caracterizado por um monitoramento que usará três indicadores de decisão: aviso, alerta e ação. A classificação por bandeiras, utilizada desde o início da pandemia, deixa de existir. O anúncio foi feito governador Eduardo Leite, nesta sexta (14).

O governo criou protocolos gerais obrigatórios e variáveis por atividade. De acordo com o Estado, aumenta a responsabilidade e a participação dos municípios, que poderão definir protocolos que atendam ao equilíbrio entre a questão sanitária e o desenvolvimento econômico, sempre com a supervisão do governo e respeitando os novos protocolos.

O sistema começa a valer a partir de domingo, com base em decreto que o governo publicará neste sábado. No entanto, o funcionamento de cada atividade econômica e pública já está disponível para conhecimento no site http://sistema3as.rs.gov.br/.

O sistema de monitoramento mede indicadores que apontam os riscos de aumento da propagação e de colapso do sistema de saúde. As regras matemáticas não são pré-determinadas e uma equipe técnica, representada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Comitê de Dados, é responsável por emitir avisos às regiões e alertas ao Gabinete de Crise, que poderá confirmá-los ou não. Boletins diários são gerados por regiões e disponibilizados no site.

Em situação de alerta, a região tem 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano a ser tomado, como a adoção de protocolos mais rígidos e ações de fiscalização, dentre outras. Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, o plano é imediatamente aplicado, e a região segue sendo monitorada pelo Gabinete de Crise e GT Saúde. Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o governo poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região.

O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico convocou o Gabinete de Crise para uma reunião na segunda-feira (17) para analisar e tomar posição em relação ao novo sistema. Durante o final de semana serão mantidos contatos com os demais prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste para o encaminhamento regional.

Leia mais: 

Sistema 3As: entenda como funcionará o novo monitoramento no RS
CDL Caxias recebe com entusiasmo as novas regras do modelo de distanciamento no RS