Comportamento

Falta de sondas uretrais dadas pelo Governo causa transtornos a uma família em Caxias do Sul

Foto: Especial Leouve
Foto: Especial Leouve

Nesta semana circulou pelas redes sociais, o pedido de uma mãe, em relação a falta de insumos dados pelo Governo Federal, para o tratamento da filha.

A pequena Yasmin Valentina de Matos Fortunato de 5 anos, nasceu com uma doença e está gerou outras quatro doenças sendo sequelas. Yasmin teve Mielomeningocele que é quando a medula espinhal de um bebê não se desenvolve adequadamente. Portanto ela tem a Arnold-chiari, onde uma parte do tecido cerebral invade o canal espinhal; a Hidrocefalia que é o acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro e a Bexiga Neurogênica, que é ter perda do controle das funções do sistema urinário.

Neste caso da bexiga, Yasmin passa por um processo de retirada de líquido por sonda. A mãe dela, Daiane Gomes, explica que faz a sondagem seis vezes ao dia na criança. Estes materiais utilizados no procedimento, vem de um programa do Governo Federal, onde ela está cadastrada e mensalmente é retirado na Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto Rio Branco.

“Ela vai usar pra sempre não tem cirurgia, ela tem a bexiga maior do que o normal, por isso tem que sondar porque sempre terá uma água parada e não pode subir pros rins que dá problema renal!”, conta Daiane.

Porém, há oito meses o material está em falta gerando custos à família por ter que comprar grande quantidade de sondas. Segundo a mãe ela gasta em média, R$150 por mês somente com as sondas, sem os demais medicamentos que a pequena Yasmin toma.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, a assessoria de imprensa divulgou a seguinte nota:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a licitação para compra de sondas uretrais foi fracassada e, por isso, o município está em processo de compra direta, não temos data prevista para a chegada.”

Confira na íntegra o texto divulgado pela Daiane nas redes sociais nesta semana.

“PESSOAL PEÇO AJUDA DE VCS PARA COMPARTILHAR ESTE POST , até chegar ao prefeito da nossa cidade.
Adiló Didomenico
Ministério da Saúde
Prefeitura de Caxias do sul
Para quem não sabe , a yasmin é portadora de mielomeningocele. Em decorrer a isto, tem algumas sequelas. Uma delas é bexiga neurogenica. Ela precisa usar sonda para esvaziar a bexiga diariamente, ela tem o cadastro para pegar os materiais necessários, mais já faz uns 8 meses que não está vindo os materiais. Eu como MÃE, apenas estou cobrando algo que é direito da minha filha, e não somente por ela, mais tbm por tantas outras crianças com necessidades especiais que estão sem assistência tbm.
MINHA FILHA TEM DIREITO DE URINAR.
É constrangedor ne????
Mais é a realidade de muitas famílias.
Eu MÃE Daiane dos santos de matos, mãe de yasmin valentina de matos fortunato enquanto vida tiver , lutarei pelos direitos da minha filha.
Peço que compartilhem para que as autoridades competentes, venham providenciar o quanto antes estes materiais.
NOSSOS FILHOS ESTÃO PRECISANDO !!!”